quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Redação do Enem eliminou mais de 520 mil com nota zero

Redação do Enem eliminou
mais de 520 mil com nota zero

248.471 redações foram anuladas na sua totalidade

No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014, dos 6.193.565 candidatos que fizeram as provas, 529.374 deles tiveram nota zero na redação do Enem, o que corresponde a 8%, de acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Apenas 250 obtiveram a nota máxima (1.000) na redação e 35.719 inscritos tiveram notas entre 901 e 999; no total 248.471 redações foram anuladas. 
Os números foram apresentados na terça-feira, dia 13 de janeiro de 2015, durante coletiva de imprensa com o novo ministro da Educação, Cid Gomes, e o presidente Inep, Francisco Soares. 
O Inep divulgou, também, as notas médias das provas dos candidatos participantes desta edição. As médias dos inscritos foram de 546,5 nas provas de ciências humanas; 482,2 em ciências da natureza; 507,9 em linguagens e códigos; e 473,5 em matemática.
Além disso, as notas máximas e mínimas nas áreas avaliadas pelo Enem também foram anunciadas. Esses resultados servem como parâmetro para o inscrito saber se foi bem na prova. 
Veja a seguir:
Ciências humanas: mínima de 324,8 pontos e máxima de 862,1; Ciências da natureza: mínima de 330,6 pontos e máxima de 876,4; Linguagens e códigos: mínima de 306,2 pontos e máxima 814,2
Matemática: mínima de 318,5 e máxima 973,6. 
Os candidatos já podem acessar o resultado individual do Enem...

Entendendo a nota do Enem
A metodologia utilizada para correção do Enem é a TRI (Teoria de Resposta ao Item), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item. Na TRI, leva-se em conta a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final.
Não é possível comparar o número de acertos nas provas de diferentes áreas do conhecimento. Se um aluno acerta a mesma quantidade de itens nas provas de matemática e ciências humanas, por exemplo, não significa que a pontuação obtida será igual. Isso porque o nível de dificuldade de cada prova e dos diferentes itens que a compõe afetam esse cálculo final. 

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- Jornal DeBolso -
= Pesquisa: Claudio Vianei =

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