HORÁRIO DE VERÃO
O horário de Verão está fazendo com que todos nós mudemos nossa rotina e isso acontece com o comércio, as indústrias e dentro de nossas casas, também, não seria diferente. Na prefeitura de Ipanema o prefeito Julio Fontoura informou que o expediente passou a ser na parte da tarde, das 13 às 18 horas, visando poupar gastos no município, já que computadores, lâmpadas e ar condicionado só passarão a ser ligados em um único período de trabalho.
Disse, ainda, o prefeito que já está preparando o 13º salário dos funcionários da prefeitura e essa economia ajuda até mesmo para nessa etapa.
***
BURUNDANGACriminosos estão utilizando de uma droga, que é chamada de “droga da moda” e que faz um efeito devastador. Fique atento e preste atenção.
O fato aqui contado aconteceu em Vitória, no Espírito Santo.
A narrativa é de uma vítima, que fez questão de passar adiante a sua experiência nada agradável. Seu nome? Pode ser Antonio, José, Alcides... qualquer um. É ele quem conta:
"Num sábado, procurava um telefone público e encontrei apenas um, em frente ao parque Moscoso. Estacionei alí próximo e desci do carro. Quando estava falando ao telefone chegou um homem sem uma perna e com muletas. Me perguntou se podia ajudar a anotar um número, e me deu o cartão com o número e um papel para anotar o telefone.
Para ajudar, peguei o papel e comecei a marcar o número. Então em poucos segundos comecei a me sentir mal, sentia que estava desmaiando. Acontecia algo de anormal. Então corri para o carro e me fechei, ainda me sentindo enjoado. Tonto, tentei ligar o carro e afastei-me um pouco do local, estacionando próximo a antiga rodoviária. Depois, não lembro de mais nada. Mais tarde despertei ainda bastante enjoado, e com a cabeça como se estivesse estourando. Consegui chegar até minha casa, e fui imediatamente para o hospital... Após os exames de sangue, confirmou-se o que suspeitava.
Era a droga que está na moda: a "Burundanga" ou escopolamina. "
- Você teve sorte - me disse o médico- "não foi uma intoxicação, apenas uma reação à droga... Não quero nem imaginar o teria acontecido se os teus dedos tivessem absorvido toda a droga ou ficassem em contato com ela por mais 30 segundos... Com uma dose mais forte, uma pessoa pode ficar até oito dias "desligada" deste mundo.
Drogas: uma estrada que pode não ter retorno
Nunca tinha pensado que aquilo podia acontecer comigo! E foi tudo tão rápido... Não quero assustar, mas alertar. Não se deixem surpreender!
O Médico do hospital das Clínicas (Dr. Raul Passamani) comentou que já são vários os casos como este e me falou dos mortos que são encontrados sem órgãos, encontraram-se restos dessa droga nos dedos deles. Estão traficando órgãos com esta droga!!!
A escolopamina ou burundanga, usada também em medicina, provém da América do Sul e é a droga mais usada pelos criminosos (geralmente agem em 3) que escolhem suas vítimas. Ela atua em 2 minutos, faz parar a atividade do cérebro e com isso os criminosos agem a vontade, fazendo com as vitimas o que querem: roubos, abusos, etc. E o pior: ELA NÃO SE LEMBRARÁ DE NADA!! Em doses maiores essa droga pode fazer a vítima entrar em coma e até levar à morte.
Pode ser utilizada em doces, papéis, num livro,... ou ainda em um pano, que uma vez aberto, deixa escapar a droga em forma de gás.... Cuidado com pessoas que vem falar conosco como se nos conhecessem... especialmente nos pontos de ônibus... E não deixem estranhos entrarem em casa!!
Passe este alerta para todos os seus amigos. Não custa se prevenir.
Vamos ficar alertas então.
***
BIBLIOTECA RECEBE
1.000 LIVROS
Mara Godoy, secretária de Cultura
A secretária municipal de Cultura, Mara Godoy, informou que o Centro Cultural recebeu do MinC doação de 1.000 livros de vários autores brasileiros, que já estão à disposição do município para quem gosta de ler. Além disso, chegaram armários, estantes e mesas para que os leitores tenham melhor comodidade de escolha. Mara Godoy informou que dentro de alguns dias o Centro Cultural estará recebendo 11 computadores que ficarão à disposição para pesquisas e acesso à internet.
O projeto do qual a prefeitura de Ipanema participou, contou com a participação de bibliotecas de outros estados e municípios do país e ficou entre as poucas que receberam esse material para seu acervo cultural.
***
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
(Por Dra. Hyonala Cláudia - Fisioterapeuta)
Todo ano é a mesma história, quando chega o inverno aumentam os casos de problemas respiratórios. As quedas bruscas e constantes na temperatura, aliadas ao tempo seco, são as vilãs da história. As infecções respiratórias podem ocorrer em qualquer época do ano, entretanto, no inverno, as mucosas ficam ressecadas, as defesas locais do organismo diminuem, favorecendo doenças como gripe, resfriado, amigdalites, faringites, sinusite e pneumonia. As crianças menores são o principal alvo dos “bichinhos” que estão à procura de um organismo para atacar. Os pais devem observar se a criança chia o peite, tem tosse e ronqueira ou sente falta de ar, que são sintomas dos chamados bebês chiadores. A grande maioria tem essas crises em virtude de infecções virais. Elas podem ser persistentes, a cada sete dias ou dois meses, ou mais prolongadas. Dependendo da história familiar, se o pai ou a mãe têm asma, muitos bebê já começam a ter asma desde cedo , que geralmente o peito pára de chiar a partir dos sete anos de idade, quando aumenta a imunidade. Se os sintomas persistirem, é porque a criança é asmática.***
FALANDO SÉRIO
(por Magaly Reinaldo)
A sabedoria não está no topo de um curso de pós-graduação. Algumas das maiores verdades da vida estão sob o montinho de areia da pré-escola. Os grandes tesouros estão escondidos lá, no Jardim de Infância: compartilhar, respeitar as regras do jogo, defender-se sem precisar bater. Colocar no lugar aquilo que pegar, arrumar a bagunça. O que é dos outros é dos outros, o que é meu pode ser seu também. Se te machuco, te peço desculpas, se me machucas, posso esquecer. É sempre bom manter as mãos e o coração limpos. O respeito é regra de ouro e o equilíbrio palavra chave. Ler, aprender, dançar, cantar, trabalhar e brincar... por que não?
Rir é muito bom, mas chorar não é vergonha. Palavrinhas mágicas: por favor, com licença e obrigada. Quando a gente semeia a plantinha do amor ela responde com flor.
Enfrentar as dificuldades. Cair e aprender a levantar com os tombos. Saber dividir o pouco com quem não tem nada, e sempre valorizar tudo, por menos que se tenha.
Reparar as maravilhas da vida é saber reconhecer a presença de Deus. O peixinho, a borboleta, e até a sementinha no algodão do copinho plástico, tudo morre, nós também.
A gente morre, mas a vida não morre e a integridade é a marca mais importante da vida.
Se a gente pega esses aprendizados de Jardim de infância e aplica à família, ao trabalho, ao governo, tudo será verdadeiro, mais claro e firme. Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.
Este texto foi inspirado em outro, escrito por Robert Fulghum. É simples, mas cheio de verdades que podem reativar, em nós, uma luzinha, de importância vital, que o dia-a-dia costuma ofuscar.
A partir de hoje estarei sempre aqui, no “Jornal DeBolso” com vocês!
Um grande abraço a todos!
***
*Magaly Reinaldo é jornalista, noticiarista e pesquisadora, em Belo Horizonte, e passa a escrever aqui no Jornal DeBolso, com a coluna "Falando Sério". Seja bem vinda. ***
Censura está valendo?
(Publicado por Adriana Vandoni)
Mulher de coragem que fala o que deve, está sendo punida pelo governo! Veja abaixo o texto, publicado no blog de Adriana Vandoni, que foi censurado pelo governo, punindo a jornalista por dizer a verdade que ninguém ousa dizer. Vamos ao seu texto.
"Já tivemos presidentes para todos os gostos, ditatorial, democrático, neo-liberal e até presidente bossa nova... Mas nunca tivemos um vendedor de ilusão como o atual. Também nunca tivemos uma propaganda à moda de Goebbels no Brasil como agora. O lema de Goebbels era uma mentira repetida várias vezes, se tornará uma verdade. O povo, no sentido coletivo, vive em um jardim de infância permanente. Vejamos alguns dados vendidos pelo ilusionista... O governo atual diz que pagou a divida externa, mas hoje, ela está em 230 bilhões de dólares. Você sabia ou não quer saber? A pergunta é: pagou? Quitou? Saldou?
Não... Mas uma mentira repetida várias vezes torna-se verdade.
Pagamos sim, ao FMI, 5 bilhões de dólares, o que portanto mostra apenas quão distante estamos do que é pregado para o povo. Nossa dívida interna saltou de 650 bilhões de reais em 2003, para 1 trilhão e 600 bilhões de reais hoje, e a nossa arrecadação em 2003 ano da posse do ilusionista que foi de 340 bilhões, em 2008 foi de 1 trilhão e 24 bilhões de reais. Este ano a arrecadação caiu 1% e, olhem bem, as despesas aumentaram 16,5%. Mas esses dados são empurrados para debaixo do tapete.
Enquanto isso os petralhas estão todos de bem com a vida, pois somente com nomeação já foram 108 mil, isso sem contar as 60 mil nomeações para cargos de comissão. É o aparelhamento do Estado. Enquanto isso os gastos com infra-esturutra só subiram apenas 1%, já as despesas com os companheiros subiram para mais de 70%. Como um país pode crescer sem em infra-estrutura, sendo essa inclusive a parte que caberia ao governo?
O PT vai muito bem, os companheiros estão todos muito bem situados, todos, portanto, estão fora da marolinha, mas nos outros estamos sentindo o peso do Estado petista ineficiente, predador e autoritário.
Nas áreas cruciais em que se esperaria a mão forte e intervencionista do governo, ou seja, na saúde, educação e segurança o que temos são desastres e mais desastres, mortandades.
O governo Lula que fala tanto em cotas raciais para a educação, basta dizer que entre as 100 melhores universidades do mundo, o Brasil passa longe. Já os Estados Unidos (eta capitalismo) possuem 20 universidades que estão entre as 100 melhores.
O Brasil não aparece com nenhuma.. São números...
O governo Lula também desfralda a bandeira da reforma agrária... O governo anterior fez mais pela reforma agrária que o PT, mas claro, esses números não interessam... Na verdade não deveriam interessar mesmo.
Basta dizer que reforma agrária é mais falácia do que coisa concreta em beneficio da sociedade.
Se querem saber, em todos os países onde houve reforma agrária, logo em seguida eles se tornaram países importadores de alimento. A ex-URSS, Cuba e China são exemplos claros do que estou afirmando.
Mas continuamos com o discurso de reforma agrária... A URSS quando Stalin coletivizou a terra, passou a ser importadora de alimento e conseqüentemente a ser um dos responsáveis pelo aumento do preço do alimento no mundo.
Entendam: Cuba antes da comunização com Fidel, produzia 12 milhões de toneladas de açúcar do mundo, hoje não produz nem 2 milhões. A Venezuela tão admirada por Lula produzia 4 mil quilos de feijão por hectares, depois da reforma agrária praticada pelo coronel Hugo Chaves só produz 500 kg por hectares.
Mas os socialistas não sabem nem querem saber dessas questões, o trabalho que dá para produzir, para gerar alimentos, isso porque eles tem a sociedade para lhes pagar o salário, as contas e as mordomias, além de dinheiro do contribuinte para colocar comida na sua mesa. Mas eles não sabem nem querem saber sobre o que é produzir, cultivar, plantar alimentos.
Pois bem, os companheiros acreditam nos milagres da reforma agrária.Dizem que estão mudando o país.
É para gargalhar.
Agora incrível, e hoje está mais do que comprovado, que a diminuição dos impostos nos setores de eletrodoméstico fez o comércio e indústria neste setor produzir e vender mais. O aquecimento na venda de carros também surtiu efeito com a redução de impostos. O que fica definitivamente comprovado que imposto nesse país é um empecilho ao progresso e ao desenvolvimento. Mas o discurso dos petistas é outro.
Ou seja, uma mentira repetida várias vezes torna-se verdade.
É o ilusionismo do presidente.
Levamos 20 anos para deixar para trás a censura e agora ela volta?
***
HORÁRIO DE VERÃO
O horário de verão bate às portas
em plena primavera
(Por Magaly Reinaldo)
O novo esquema, que começou dia 17 de outubro vai durar 127 dias, período em que os brasileiros do Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão o relógio adiantado em uma hora.
Dados oficiais mostram que o horário de verão gera economia de 5 por cento de energia elétrica.
Essa mudança na rotina dos brasileiros entrou em cena pela primeira vez entre 1931 e 1932, por determinação do presidente, Getúlio Vargas.
Mas o relógio biológico do ser humano não é tão preciso quanto o tecnológico. Acordar uma hora mais cedo exige mais do corpo humano. Por isso, a dica de médicos é de que se mantenha a qualidade do sono, e que se evite situações estimulantes no final da tarde ou no início da noite. Nada de café ou chá preto, comer demais no jantar ou dormir sem comer. Exercícios físicos puxados antes de dormir, nem pensar!
A boa notícia é que este desconforto todo deve durar pouco: apenas cerca de cinco primeiros dias da mudança. A avaliação não é minha, é de especialistas. Eles garantem que depois disso o corpo se acostuma.
Bom, controvérsias ou não, ele esta aí e vai gerenciar nossas vidas até 20 de fevereiro de 2011!"
***
CUIDADO COM
AS COBRAS
Um biólogo (o nome não foi revelado) que trabalha na RPPN da Mata do Feliciano, segundo informações, foi picado por uma cobra quando realizava seu trabalho, no dia 19 de outubro. Foi medicado preliminarmente e depois transferido para o hospital em Caratinga. Em princípio a cobra foi identificada como sendo uma jararaca preta, também conhecida como ‘cotiara’. A é uma serpente venenosa da família dos viperídeos, encontrada na Argentina e no Brasil (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul).
Possui cerca de 80 cm de comprimento e coloração verde-olivácea, com manchas de formas trapezoidais marrons, margeadas de preto.
É uma espécie terrestre, associada às matas de pinheiro-do-paraná. Também é conhecida pelos nomes de boicoatiara, boicotiara, boiquatiara, coatiara, jararaca-de-barriga-preta, jararaca-preta e quatiara.
Testes preliminares de laboratório mostraram que extratos da cotiara são altamente eficazes na inibição do crescimento do câncer de mama e das linhagens de pequenas células cancerosas nos pulmões.
***
ORDEM DEMOLAY SEDIA CONGRESSO
EM IPANEMA
Nos dias 23 e 24 de outubro, o Capítulo Ipanema nº 553 da Ordem Demolay, sediou o VI Congresso Regional da Ordem DeMolay. Na ocasião foram recebidos membros da Ordem das cidades de Carangola, Espera Feliz, Manhumirim, Manhuaçu e de Caratinga.
A Ordem DeMolay é uma instituição que busca lapidar o caráter do jovem para que, ao atingir a maioridade - os 21 anos -, ele possa contribuir com o a comunidade onde estiver inserido. É um ambiente fraternal, seguro e sadio, composto por garotos do sexo masculino, entre 12 e 20 anos, que desenvolve no jovem capacidade de liderança; senso de trabalho em equipe; cidadania; tolerância e respeito ao próximo; responsabilidade; criatividade; respeito à hierarquia; capacidade de tomada de decisão; sentimento fraternal e envolvimento social.
O ensinamento se baseia na prática de atividades voluntárias, filantrópicas, benemerentes, esportivas e sociais; na transmissão de técnicas de liderança, oratória, resolução de conflitos, gestão e organização institucional; em estudos filosóficos baseados nas virtudes do Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
Para conhecedores da História Geral, existem pontos que ficam gravados na memória pela força que certos fatos evidenciam a própria história. Um deles foram às cruzadas. As cruzadas, criadas com o fim específico de defender a Terra Santa e Lugares Sagrados, foram organizadas pelos Cavaleiros Templários.
A Ordem dos Templários era formada de varões probos e de grande valentia, onde seus integrantes eram escolhidos entre os melhores cavaleiros que se declaravam castos e celibatários para que melhor pudessem exercer funções nos mais diversos lugares. A Ordem dos Templários tinha sua organização hierárquica perfeita; seu último Grão-Mestre foi Jacques DeMolay, que por não revelar os nomes de todos os seus irmãos, os Cavaleiros Templários, foi morto na fogueira por ordem da Inquisição e do Rei de França Felipe, o Belo, no século XIV. Vem daí o nome DeMolay. ***