segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Picada por escorpiões quando dormia, menina é levada para BH

A menina Maria Alice, de seis anos de idade, foi picada por escorpiões em sua casa na localidade de Santa Cruz, em Ipanema, por volta da meia noite de 22 de setembro e levada ao PA de Ipanema quando deu entrada no plantão do médico Dr. Ashley, por volta de 01h50m, que fez os primeiros atendimentos que o caso requeria.
Toda a equipe do PA, incluindo médicos, enfermeiros e atendentes se esmeraram para que a pequena Maria Alice sofresse o mínimo possível.
Como seu estado se agravou a direção do Pronto Atendimento, já no plantão do médico Dr. Jorge Manta, achou necessária sua transferência para o Centro Toxicológico do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Devido a gravidade do estado da menina foi necessária a transferência em helicóptero do SAMU-BH que chegou em Ipanema às 13h50m.
No comando o Dr. Bruno Vergara e a enfermeira Katiuscia que, com vários equipamentos de monitoramento que trouxeram mais os do PA de Ipanema, após longa observação, conversa com o médico de plantão, Dr. Jorge Manta, e enfermeiros que atendiam a menina, entubou a garota que foi então levada até a aeronave pousada no campo de futebol do Estádio "Elson Barbosa de Faria" onde foi colocada na maca e levada para o hospital em Belo Horizonte.
Para se ter uma ideia do estado de Maria Alice, os batimentos cardíacos de uma criança giram em torno de 60 a 80 por minuto, no máximo,  estavam em 146 batimentos por minuto. O veneno do escorpião causa taquicardia e pode levar a óbito se não cuidado a tempo de evitar que se espalhe pelo organismo.
Nossa reportagem acompanhou passo a passo o atendimento no PA até a chegada dos socorristas de BH e há que afirmar que temos uma equipe  bem treinada e competente no atendimento de urgência na cidade, desde os atendentes até a direção e os médicos e enfermeiros que ali trabalham. (Reportagem e fotos: Claudio Vianei)
 O Dr. Jorge Manta não arredou pé do lado da menina até à chegada dos paramédicos do SAMU e acompanhou todo o trabalho da equipe...
 O Dr. Bruno conversa com a mãe da menina explicando como serão os procedimentos para transferir sua filha para Belo Horizonte
 Maria Alice foi atendida e monitorada o tempo todo pelo
médico de plantãoe enfermeiras com aparelhos modernos instalados
no Pronto Atendimento de Ipanema



 Os batimentos cardíacos de Maria Alice estavam acelerados, 
como mostra o monitor de um dos aparelhos do PA...





 Sedada, Maria Alice só vai acordar no... 


 Centro Toxicológico do Hospital João XXIII

 Tudo pronto para a transferência...
 ...
 Já na ambulância...
 Aparelhos monitorando o tempo todo...
 A pequena Maria Alice na ambulância...
 ...
 Polícia Militar...
 Paramédico Dr. Bruno Vergara com a menina Maria Alice...

Todos colaboraram para o bom desempenho do trabalho: Polícia Militar, Paramédicos, Médicos do PA, Enfermeiras, Atendentes e Direção do Pronto Atendimento Municipal de Ipanema...
***
Ir para o Jornal DeBolso