quarta-feira, 28 de maio de 2014

Padrão Fifa deveria ser para o povão!

A COPA ESTÁ PERTINHO DE COMEÇAR
E AS PROMESSAS SEM CUMPRIR
Padrão Fifa deveria ser para o povão
nos hospitais, escolas e segurança!


A presidente Dilma Rousseff garantiu a empresários que não haverá baderna na Copa do Mundo que será iniciada dia 12 de junho. Só que falta ela combinar, com os manifestantes que estão se organizando faz tempo e não tem dado ouvidos  e nem atenção ao que a mídia vem divulgando (recebendo para isso, é claro!). O clima é de desencanto com a competição por todos os lados em que tenha notícias. 
Para essa copa a gente não consegue ver na cara do povo aquela satisfação de antes. Aqui em Ipanema, por exemplo, não vi, ainda, ninguém pintando seus muros com alusão à competição. As lojas não investiram muito nas compras para não ver encalhadas as camisetas, bonés e outras peças que antigamente o povo comprava sem pestanejar.
E aquela organização quase espontânea da torcida? Cadê? Não há, gente!
O povo está triste, revoltado, chateado com tanto descaso desse governo que temos. Governo esse que vem dando mostras de total despreparo no atender as necessidades de um povo sofrido como  o nosso.
Nós, que vivemos no interior desse Brasilzão, não temos coragem de sair daqui para assistir a uma partida de futebol, mesmo que não seja da copa. Sabem por que? Falta segurança, as estradas estão péssimas, mal sinalizadas, com recapeamento asfáltico de péssima qualidade, o que ocasiona acidentes, muitas das vezes.
Nos estádios a gente fica sabendo do que acontece através dos noticiários, com pessoas morrendo por causa de um imbecil que, com raiva, atira objetos contra quem nada tem a ver com sua indignação com seu time... Então vele a pergunta:
Cadê o esquema de segurança que anunciaram seria perfeito? Será tão perfeito que seja capaz de não deixar acontecer ataques em vários lugares ao mesmo tempo?. 
Manifestantes organizados ou não estão preparando seus ataques nas sombras, para, quando a copa começar, começarem, também, com as suas manifestações que, a meu ver, serão desastrosas. Gente vai se machucar, vai morrer alguém que nada tem a ver com as confusões que serão provocadas. A polícia vai entrar em ação, vai dar tiros (podem crer que muitos não serão de festim ou balas de borracha) para se defender ou mesmo para tentar parar os manifestantes...
O povo está descontente com tanta corrupção, tanta bandalheira que nunca antes aconteceu...
Aonde foi o dinheiro para a construção do "trem bala"? E os aeroportos? E a segurança? E, o pior de tudo, a saúde ficou no esquecimento!
Quem ainda não viu nas imagens de programas jornalísticos de várias emissoras onde pessoas estão sendo "estocadas" nos corredores de hospitais que não tem condições de atender a todos? 
Difícil de alguém não saber disso!
Para a construção de "arenas" (agora os estádios passaram a ser arenas) foi gasto o triplo do que foi gasto nas três últimas copas juntas! Será porque aqui é "o país do futebol?"...
Para gente mais esclarecida ou não, a realização da competição deixa vai deixar na lembrança as promessas não cumpridas, as obras incompletas, a infraestrutura ineficiente e, a evidência de corrupção que está à mostra em cada setor em que se fale da Copa; isso, sem contar o desperdício de dinheiro público e aumentos desordenados e especulativos de preços de produtos e de serviços.
Dizem que Deus é brasileiro e, se for verdade, dona Dilma tem que rezar pra caramba, para que não aconteça nada de grave durante os trinta dias da copa nos estádio ou à sua volta com relação a atendimento médico e de socorro de emergência pois, o que se sabe, é que se acontece um dos acontecimentos da natureza, ou não, (enchentes, incêndios espontâneos, uma tragédia qualquer) e não se terá como atender à demanda... Por que? Porque , como já disse, nossos hospitais estão sucateados, profissionais da área recebem muito mal, tem escalas de trabalho estressantes e por aí vai... 
E as conduções? Ônibus com motoristas e cobradores, ultimamente sempre em greve, metrôs e trens na mesma medida... e se pára tudo? Como fica?
Depois dizem que sou pessimista... Sou, não, sou realista e com os pés bem no chão...
Ah, em tempo: aos que me estão taxando de "antigoverno", quero deixar claro que não é bem assim. 
O que faço é observar o que está acontecendo, fazer as minhas críticas e dar minhas opiniões, como qualquer cidadão brasileiro tem o direito. Posso não concordar com a opinião de cada um, assim como todos tem o direito de não concordar com as minhas... Mas, fiquem à vontade para fazer as suas críticas, comentários ou sugestões. Não vou me aborrecer... Só não concordo com a cachorrada que estão fazendo com o nosso povo e nossas instituições. 

(Claudio Vianei - 28mai2014)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

"Maria da Penha vai às escolas"


Lançado em Ipanema projeto 
"Maria da Penha vai às escolas"


A Secretaria de Assistência Social de Ipanema lançou nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, Dia do Assistente Social, na Praça Coronel Calhau o projeto "Maria da Penha vai às escolas" tendo como finalidade a marca do início da Campanha 2014 "Contra o abuso sexual de crianças e adolescentes e, também, para o lançamento do Projeto de combate à violência contra a mulher, levando às escolas a informação e educação sobre o assunto.
*Dra. Jucilene Fontoura Aredes*
Convidados a participar da mesa a secretária de Governo Dra. Jucilene Fontoura, o defensor Público Dr. Diego Ribeiro Gonçalves, o, presidente da Câmara de Vereadores Vereador Marlúcio de Oliveira Carvalho,  a secretária de Educação Ione Corrêa, a secretária  de Assistência Social Letícia Rodrigues Machado Oliveira, diretor da E.E. Nilo Morais Pinheiro Márcio Antonio de Mattos Paula, a diretora da E.E. Imaculada Conceição Danusa Breder, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Claudio Vianei Gomes, a presidente do Conselho da Mulher Regina Glória Guimarães Mariano Almeida, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social maria de Lourdes da Silveira, a coordenadora da Rede Municipal de Ensino de Ipanema Ana Adriana da Silva, a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social Vânia Laignier, a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social Hozane Salles e a presidente do Conselho Tutelar Claudete Silvano de Paula.
Secretária de Assistência Social Letícia Machado
Após aberta a solenidade com o Hino Nacional, A secretária Letícia Machado disse da sua satisfação de estar dando início a mais uma atividade que vai fazer com que as pessoas tomem conhecimento  através dos que trabalham em prol  de uma sociedade carente de muita coisa e alheia a muito do que tem direito.
Convidados a compor a mesa
***
***
***

***
O encontro na Praça Coronel Calhau foi em função do lançamento do projeto "Maria da Penha vai à escola" e a campanha 2014 "Contra o abuso sexual de crianças e adolescentes"...
***
Letícia fez ainda uma explanação sobre a violência  contra crianças e adolescentes, qual o impacto na economia e na saúde do país com o tratamento médico na infância e na vida adulta, além de educação e criminalização do responsável.
Lembrou que o governo Federal irá manter, durante a campanha da Copa de Futebol que vai acontecer de 12 de junho a 12 de julho no Brasil, antes, durante e após a competição, postos móveis dos Conselhos tutelares para receber denúncias nas cidades que estarão sediando os jogos.
A secretária fez questão de informar que o número de telefone que as pessoas devem usar para denunciar abusos contra crianças e adolescentes é o 100, cuja ligação é gratuita.



O projeto "Maria da Penha vai às escolas" apoia-se na crença de que a escola é o lugar capaz de fazer a diferença no combate a todas as formas de violência praticadas, especialmente contra públicos com maior vulnerabilidade social e individual como as mulheres, idosos, homossexuais, pessoas que vivem nas ruas, com deficiência e outros que se enquadram na mesma situação...
*Dra. Jucilene Fontoura Aredes*
***
A seguir, a advogada Jucilene Paes Fontoura Aredes, ligada a área jurídica no município, levou ao conhecimento de quantos pais e mães que se encontravam na Praça, além das crianças das escolas municipais, os indicadores da violência sexual de crianças e adolescentes em nossa região.

Jucilene disse da importância de se denunciar os que cometem abusos seja com criança, adolescentes ou mesmo com as mulheres.
*Dr. Diego Ribeiro Gonçalves -  Defensor Público*
O defensor Público Dr. Diego Ribeiro Gonçalves, usando da palavra, fez uma explanação do que é a Lei Maria da Penha, os direitos de quem sofre qualquer tipo de abuso, incitando a que em caso de abuso, as pessoas devem denunciar os abusadores que, na certa, serão punidos com o rigor da lei.
***


Por que Lei "Maria da Penha"? Quem foi essa mulher?
Maria da Penha

A origem dessa lei deve-se a uma mulher que sofreu abusos durante muito tempo, até não mais suportar a violência a que era submetida pelo marido e lutou pela lei que leva o seu nome.
Maria da Penha é uma cearense, biofarmacêutica, que foi casada com um professor que a maltratava e abusava, humilhava e espancava.
Quando resolver virar a mesa iniciou sua luta para combater a violência contra a mulher no país e que culminou com a criação da Lei 11.340, que leva o seu nome.

***
O projeto "Maria da Penha vai às escolas" tem como objetivos principais fazer com que as pessoas conheçam a Lei 11340/2006, "Maria da Penha"; formar cidadãos mais  conscientes dos seus direitos; discutir aspectos importantes relacionados à violência contra a mulher; conscientizar a comunidade escolar e incentivá-la a combater e denunciar casos de violação de direitos das mulheres por meio do DDH- Disque Direitos Humanos no número 0800 031 1159; incentivar uma atitude mais corajosa frente à questão de denunciar agressores; formar multiplicadores de conhecimentos adquiridos pois, por intermédio dos alunos, se pretende atingir as suas famílias.
Está marcada a próxima palestra que será no dia 25 de maio, Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher... Aulas abordando a temática da violência doméstica contra a mulher também estão na pauta.

Veja mais fotos da realização do lançamento do projeto. 



































***
***