sexta-feira, 16 de maio de 2014

"Maria da Penha vai às escolas"


Lançado em Ipanema projeto 
"Maria da Penha vai às escolas"


A Secretaria de Assistência Social de Ipanema lançou nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, Dia do Assistente Social, na Praça Coronel Calhau o projeto "Maria da Penha vai às escolas" tendo como finalidade a marca do início da Campanha 2014 "Contra o abuso sexual de crianças e adolescentes e, também, para o lançamento do Projeto de combate à violência contra a mulher, levando às escolas a informação e educação sobre o assunto.
*Dra. Jucilene Fontoura Aredes*
Convidados a participar da mesa a secretária de Governo Dra. Jucilene Fontoura, o defensor Público Dr. Diego Ribeiro Gonçalves, o, presidente da Câmara de Vereadores Vereador Marlúcio de Oliveira Carvalho,  a secretária de Educação Ione Corrêa, a secretária  de Assistência Social Letícia Rodrigues Machado Oliveira, diretor da E.E. Nilo Morais Pinheiro Márcio Antonio de Mattos Paula, a diretora da E.E. Imaculada Conceição Danusa Breder, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Claudio Vianei Gomes, a presidente do Conselho da Mulher Regina Glória Guimarães Mariano Almeida, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social maria de Lourdes da Silveira, a coordenadora da Rede Municipal de Ensino de Ipanema Ana Adriana da Silva, a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social Vânia Laignier, a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social Hozane Salles e a presidente do Conselho Tutelar Claudete Silvano de Paula.
Secretária de Assistência Social Letícia Machado
Após aberta a solenidade com o Hino Nacional, A secretária Letícia Machado disse da sua satisfação de estar dando início a mais uma atividade que vai fazer com que as pessoas tomem conhecimento  através dos que trabalham em prol  de uma sociedade carente de muita coisa e alheia a muito do que tem direito.
Convidados a compor a mesa
***
***
***

***
O encontro na Praça Coronel Calhau foi em função do lançamento do projeto "Maria da Penha vai à escola" e a campanha 2014 "Contra o abuso sexual de crianças e adolescentes"...
***
Letícia fez ainda uma explanação sobre a violência  contra crianças e adolescentes, qual o impacto na economia e na saúde do país com o tratamento médico na infância e na vida adulta, além de educação e criminalização do responsável.
Lembrou que o governo Federal irá manter, durante a campanha da Copa de Futebol que vai acontecer de 12 de junho a 12 de julho no Brasil, antes, durante e após a competição, postos móveis dos Conselhos tutelares para receber denúncias nas cidades que estarão sediando os jogos.
A secretária fez questão de informar que o número de telefone que as pessoas devem usar para denunciar abusos contra crianças e adolescentes é o 100, cuja ligação é gratuita.



O projeto "Maria da Penha vai às escolas" apoia-se na crença de que a escola é o lugar capaz de fazer a diferença no combate a todas as formas de violência praticadas, especialmente contra públicos com maior vulnerabilidade social e individual como as mulheres, idosos, homossexuais, pessoas que vivem nas ruas, com deficiência e outros que se enquadram na mesma situação...
*Dra. Jucilene Fontoura Aredes*
***
A seguir, a advogada Jucilene Paes Fontoura Aredes, ligada a área jurídica no município, levou ao conhecimento de quantos pais e mães que se encontravam na Praça, além das crianças das escolas municipais, os indicadores da violência sexual de crianças e adolescentes em nossa região.

Jucilene disse da importância de se denunciar os que cometem abusos seja com criança, adolescentes ou mesmo com as mulheres.
*Dr. Diego Ribeiro Gonçalves -  Defensor Público*
O defensor Público Dr. Diego Ribeiro Gonçalves, usando da palavra, fez uma explanação do que é a Lei Maria da Penha, os direitos de quem sofre qualquer tipo de abuso, incitando a que em caso de abuso, as pessoas devem denunciar os abusadores que, na certa, serão punidos com o rigor da lei.
***


Por que Lei "Maria da Penha"? Quem foi essa mulher?
Maria da Penha

A origem dessa lei deve-se a uma mulher que sofreu abusos durante muito tempo, até não mais suportar a violência a que era submetida pelo marido e lutou pela lei que leva o seu nome.
Maria da Penha é uma cearense, biofarmacêutica, que foi casada com um professor que a maltratava e abusava, humilhava e espancava.
Quando resolver virar a mesa iniciou sua luta para combater a violência contra a mulher no país e que culminou com a criação da Lei 11.340, que leva o seu nome.

***
O projeto "Maria da Penha vai às escolas" tem como objetivos principais fazer com que as pessoas conheçam a Lei 11340/2006, "Maria da Penha"; formar cidadãos mais  conscientes dos seus direitos; discutir aspectos importantes relacionados à violência contra a mulher; conscientizar a comunidade escolar e incentivá-la a combater e denunciar casos de violação de direitos das mulheres por meio do DDH- Disque Direitos Humanos no número 0800 031 1159; incentivar uma atitude mais corajosa frente à questão de denunciar agressores; formar multiplicadores de conhecimentos adquiridos pois, por intermédio dos alunos, se pretende atingir as suas famílias.
Está marcada a próxima palestra que será no dia 25 de maio, Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher... Aulas abordando a temática da violência doméstica contra a mulher também estão na pauta.

Veja mais fotos da realização do lançamento do projeto. 



































***
***