quarta-feira, 28 de maio de 2014

Padrão Fifa deveria ser para o povão!

A COPA ESTÁ PERTINHO DE COMEÇAR
E AS PROMESSAS SEM CUMPRIR
Padrão Fifa deveria ser para o povão
nos hospitais, escolas e segurança!


A presidente Dilma Rousseff garantiu a empresários que não haverá baderna na Copa do Mundo que será iniciada dia 12 de junho. Só que falta ela combinar, com os manifestantes que estão se organizando faz tempo e não tem dado ouvidos  e nem atenção ao que a mídia vem divulgando (recebendo para isso, é claro!). O clima é de desencanto com a competição por todos os lados em que tenha notícias. 
Para essa copa a gente não consegue ver na cara do povo aquela satisfação de antes. Aqui em Ipanema, por exemplo, não vi, ainda, ninguém pintando seus muros com alusão à competição. As lojas não investiram muito nas compras para não ver encalhadas as camisetas, bonés e outras peças que antigamente o povo comprava sem pestanejar.
E aquela organização quase espontânea da torcida? Cadê? Não há, gente!
O povo está triste, revoltado, chateado com tanto descaso desse governo que temos. Governo esse que vem dando mostras de total despreparo no atender as necessidades de um povo sofrido como  o nosso.
Nós, que vivemos no interior desse Brasilzão, não temos coragem de sair daqui para assistir a uma partida de futebol, mesmo que não seja da copa. Sabem por que? Falta segurança, as estradas estão péssimas, mal sinalizadas, com recapeamento asfáltico de péssima qualidade, o que ocasiona acidentes, muitas das vezes.
Nos estádios a gente fica sabendo do que acontece através dos noticiários, com pessoas morrendo por causa de um imbecil que, com raiva, atira objetos contra quem nada tem a ver com sua indignação com seu time... Então vele a pergunta:
Cadê o esquema de segurança que anunciaram seria perfeito? Será tão perfeito que seja capaz de não deixar acontecer ataques em vários lugares ao mesmo tempo?. 
Manifestantes organizados ou não estão preparando seus ataques nas sombras, para, quando a copa começar, começarem, também, com as suas manifestações que, a meu ver, serão desastrosas. Gente vai se machucar, vai morrer alguém que nada tem a ver com as confusões que serão provocadas. A polícia vai entrar em ação, vai dar tiros (podem crer que muitos não serão de festim ou balas de borracha) para se defender ou mesmo para tentar parar os manifestantes...
O povo está descontente com tanta corrupção, tanta bandalheira que nunca antes aconteceu...
Aonde foi o dinheiro para a construção do "trem bala"? E os aeroportos? E a segurança? E, o pior de tudo, a saúde ficou no esquecimento!
Quem ainda não viu nas imagens de programas jornalísticos de várias emissoras onde pessoas estão sendo "estocadas" nos corredores de hospitais que não tem condições de atender a todos? 
Difícil de alguém não saber disso!
Para a construção de "arenas" (agora os estádios passaram a ser arenas) foi gasto o triplo do que foi gasto nas três últimas copas juntas! Será porque aqui é "o país do futebol?"...
Para gente mais esclarecida ou não, a realização da competição deixa vai deixar na lembrança as promessas não cumpridas, as obras incompletas, a infraestrutura ineficiente e, a evidência de corrupção que está à mostra em cada setor em que se fale da Copa; isso, sem contar o desperdício de dinheiro público e aumentos desordenados e especulativos de preços de produtos e de serviços.
Dizem que Deus é brasileiro e, se for verdade, dona Dilma tem que rezar pra caramba, para que não aconteça nada de grave durante os trinta dias da copa nos estádio ou à sua volta com relação a atendimento médico e de socorro de emergência pois, o que se sabe, é que se acontece um dos acontecimentos da natureza, ou não, (enchentes, incêndios espontâneos, uma tragédia qualquer) e não se terá como atender à demanda... Por que? Porque , como já disse, nossos hospitais estão sucateados, profissionais da área recebem muito mal, tem escalas de trabalho estressantes e por aí vai... 
E as conduções? Ônibus com motoristas e cobradores, ultimamente sempre em greve, metrôs e trens na mesma medida... e se pára tudo? Como fica?
Depois dizem que sou pessimista... Sou, não, sou realista e com os pés bem no chão...
Ah, em tempo: aos que me estão taxando de "antigoverno", quero deixar claro que não é bem assim. 
O que faço é observar o que está acontecendo, fazer as minhas críticas e dar minhas opiniões, como qualquer cidadão brasileiro tem o direito. Posso não concordar com a opinião de cada um, assim como todos tem o direito de não concordar com as minhas... Mas, fiquem à vontade para fazer as suas críticas, comentários ou sugestões. Não vou me aborrecer... Só não concordo com a cachorrada que estão fazendo com o nosso povo e nossas instituições. 

(Claudio Vianei - 28mai2014)