sexta-feira, 9 de maio de 2014

Morreu cantor Jair Rodrigues!... Estava com 75 anos de idade!

Jair Rodrigues e os filhos cantores Luciana Melo e Jair de Oliveira

A notícia da morte Jair Rodrigues, de 75 anos, foi surpresa para todos, pois o cantor estava bem de saúde, não mostrava qualquer sinal que evidenciasse essa surpresa para a família e para os fãs. De acordo com informações, Jair estava em casa, em Cotia, em São Paulo, e a família ainda aguardava por volta das 11h10m a chegada da perícia para saber a causa da morte do cantor.  Aparentemente foi de um mau súbito que ele morreu.De acordo com informações, o cantor foi dormir normalmente na noite de quarta-feira, dia 7 de maio, e foi encontrado morto, na cama, já na manhã de hoje, quinta-feira, dia 8 de maio de 2014. Uma funcionária da casa não informou à imprensa se ele estava sozinho em casa, mas disse que "está todo mundo desesperado, porque ninguém estava esperando isso", disse ela.Jair Rodrigues de Oliveira era natural de Igarapava, São Paulo,e nasceu no dia 6 de fevereiro de 1939, como está no site oficial do cantor.Jair Rodrigues iniciou sua carreira nos anos 1960, cantando em programas de calouros.Na sua discografia conta que em 1962, gravou um disco de 78 rotações que é considerado seu registro de estreia. Segundo ainda seu perfil, duas das músicas, "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória", tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, que foi vencida pela seleção brasileira. Em 1964, gravou seus dois primeiros LPs, "Vou de samba com você" e "O samba como ele é". Seu maior sucesso no período foi a música "Deixa isso pra lá", tida como precursora do rap no Brasil. Marcada pelo movimento característico das mãos de Jair Rodrigues, a faixa foi regravada em 1999 em parceria com o grupo Camorra.
Jair Rodrigues, ele e Elis Regina e com os filhos Luciana Melo e Jair de Oliveira

Um dos seus trabalhos que mais marcou sua carreira foi quando gravou com Elis Regina em 1965 e lançaram o disco ao vivo "Dois na bossa". A boa repercussão do LP rendeu o convite para apresentar o programa O Fino da Bossa, que estreou em maio daquele ano na TV Record. Com Elis, o cantor lançou em 1966 e 1967 outros dois volumes da série "Dois na bossa".
A música "Disparada", escrita por Geraldo Vandré e Teo de Barros, vencedora do II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, foi outro ponto marcante da carreira de Jair Rodrigues, dividindo o primeiro lugar com "A banda", composição de Chico Buarque de Holanda e interpretada no festival por Nara Leão. Jair Rodrigues deixa dois filhos, também cantores, Jair de Oliveira e Luciana Mello.
- Jornal DeBolso -
Fotos: Reprodução da Internet 
Pesquisa: Wikipedia-Site do cantor 
08maio2014

***
Acompanhe as notícias do seu bairro, da sua cidade,
do país e do mundo no Jornal DeBolso