sábado, 9 de novembro de 2013

Paulo Cézar Dias recebe medalha "Desembargador Hélio Costa"

DESEMBARGADOR PAULO CÉZAR DIAS

Nascido em Pocrane, mas ipanemense de coração, o desembargador
Paulo Cezar Dias recebeu ontem, dia 8 de novembro, às 17 horas, no Fórum de Ipanema, a Medalha "Desembargador Hélio Costa" que lhe foi conferida após indicação de uma comissão encarregada de fazer a escolha entre outros nomes da Comarca. No Dia da Justiça, a solenidade, visando homenagear o que Paulo Cezar tem feito ao longo de sua carreira no sentido de integrar o Judiciário com a comunidade ipanemense, foi justa e como tal reconhecer os serviços por ele prestados à Justiça como um todo.
A presidência da sessão coube à Juíza da Comarca Dra. Caroline Dias Lopes Bela...
Para compor a mesa de honra foram convidados o servidor  Marconi Garcia da Silva, representando o Promotor Dr. José Borges Teixeira Junior, o prefeito do Município de Ipanema, Dr. Julio Fontoura de Moraes Junior, o presidente da Câmara Municipal de Ipanema, Vereador Marlúcio de Oliveira Carvalho e o presidente da 54ª Subseção da OAB de Minas Gerais, Dr. Alex Barbosa de Matos. Foram convidados a compor a extensão da mesa o Prefeito de Conceição de Ipanema, Wilfrid Saar, o Prefeito de Taparuba, Joaquim Carlos da Silva Neto, o Prefeito de Pocrane, Delosmar Fernandes da Rocha e os advogados militantes da Comarca (os advogados Drs. Marcelo Mendes, Roméllya Rocha e Jucilene Fontoura, não). Representando as polícias Civil e Militar foram convidados o Delegado de Polícia de Ipanema, Dr. Nilson Belmiro de Oliveira e o Comandante do 8º Pelotão PM, Tenente Marcos Nelito da Silva.
A seguir, o homenageado foi convidado a assumir o lugar a ele destinado na solenidade.
A Juíza, Dra. Caroline Dias Lopes Bela, deu início declarando aberta a solenidade, informando que a Sessão foi especialmente convocada para a entrega da Medalha "Desembargador Hélio Costa", esclarecendo que a indicação fora feita por uma comissão constituída na Comarca, conforme estabelecido na Resolução 411/2003, do Egrégio Tribunal de Justiça de Minas Gerais, presidida pela juíza e composta pelos seguintes membros: Dr. José Borges Teixeira Junior, representante do MP, Dr. Alex Barbosa de Matos, presidente da 54ª Subseção da OAB-MG, Dra. Jucilene Paes Fontoura Arêdes, representando o prefeito Municipal de Ipanema e o presidente da Câmara Municipal de Ipanema, Marlúcio de Oliveira Carvalho.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro,  a Serventuária Maria Aparecida da Silva Rezende, também Secretária da Comissão Especial nas Providências Preparatórias para a organização da outorga da medalha, apresentou, em uma bandeja, a Medalha e o Diploma para a condecoração ao homenageado.
Paulo Cezar Dias foi condecorado recebendo a medalha e o diploma das mãos da Dra. Caroline Bela. Ao mesmo tempo a Servidora Pryscilla Dornelas Magalhães fez a leitura do Curriculum  Vitae e logo após a advogada Dra. Marina Isabel de Jesus fez a leitura do Curriculum do 
desembargador Hélio Costa, que dá nome à comenda.
Aberta a palavra a quem quisesse dela fazer uso, o Presidente da OAB, Dr. Alex Barbosa de
Matos, pouco falou sobre o homenageado, mas cobrando do mesmo melhorias para a
Justiça na Comarca, o que causou um certo desconforto durante a solenidade, já que, antes, não se vira tal situação durante tal tipo de solenidade (opinião do repórter)...
A seguir o prefeito de Ipanema, Dr. Julio Fontoura de Moraes Junior, após cumprimentar o
homenageado, a Dra. Caroline Bela, o representante do MP, os prefeitos de Pocrane e de
Conceição de Ipanema e os demais ali presentes, enalteceu o homenageado, caro
companheiro e amigo, disse  que as palavras em sua homenagem já ditas que eram poucas
em função do muito que ele representa para a comunidade.
Julio Fontoura disse que "não poderia me silenciar diante de tão merecido tributo. Preciso  também deixar minha alegria e satisfação ao falar do meu amigo que não apenas passou por Ipanema, mas que tem influenciado sua história"... Julio disse ainda que "é de comum conhecimento que a Medalha Desembargador Helio Costa destina-se a agraciar aqueles que estejam prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder judiciário local, e a meta de Paulo Cezar foi o bem comum, o bem desta cidade que tanto ama. Lutando com otimismo por questões sociais conseguiu influenciar nossa sociedade para ações tão simples, porém extremamente impactantes como o boi no rolete (beneficiando a APAE na cidade). Conseguiu mover pessoas e comover gente em torno de seus ideais, em torno de seus valores que hoje já não são tão elevados pela sociedade como honestidade, lealdade e companheirismo".
Encerrando sua fala o prefeito falou da justa homenagem conferida ao Desembargador Paulo Cezar Dias e que "Ipanema tem orgulho de ter um tão nobre representante do município e querido por todos!"...
O homenageado iniciou seu discurso dizendo que "ser agraciado com uma medalha, qualquer que seja, é gratificante, ainda mais quando se trata de medalha "Hélio Costa", um dos mais inteligentes e cultos homens do Poder Judiciário deste Estado, instituída para agraciar aqueles que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário local e que hajam por merecer especial distinção".
Paulo Cezar Dias disse se "sentir honrado e consciente da grandeza da comenda", sentindo-se "no dever de continuar contribuindo, ainda que modestamente, para o engrandecimento do Poder Judiciário de Minas Gerais, numa busca constante de sua credibilidade, mantendo-o eficiente, delineado na ética e na equidade"... E disse: "Ser agraciado, hoje, com esta medalha, espelha em meu humilde entendimento que prestei e sempre tentei prestar relevantes serviços ao Poder Judiciário desta Comarca".
Lembrou em seu discurso de quando foi diretor do Colégio Imaculada Conceição e dos tempos de advocacia quando, tantas vezes subiu à tribuna, "gratuitamente, em busca do direito e da justiça em prol dos mais necessitados, desprendimento no amor ao próximo, numa tentativa de ser útil , com ações positivas em nome desta Comarca" -disse.Citou tempos em que passou por outras comarcas, as tantas vezes em que foi agraciado com comendas importantes, entre elas, título de cidadania honorária, medalhas da Inconfidência, Santos Dumont, Tiradentes e JK, mas jamais esqueceu ou abandonou sua terra...
Respondendo ao presidente da OAB, Alex Barbosa de Matos, que havia feito menção das Varas de Justiça para a Comarca, disse que "há quatro anos, no anterior projeto em vigor da Organização e Divisão Judiciária do Estado, tentou incluir emenda criando mais uma Vara para esta Comarca, só não conseguindo porque a distribuição apresentada muito pouco ultrapassava cem processo a cada mês.
"A criação da Vara -disse- depende antes de tudo da distribuição mensal de feitos, razão da emenda que apresentei e que foi aprovada pelo Órgão Especial, no sentido de incorporar a esta comarca a cidade de são José do Mantimento, acreditando assim, aumentar a distribuição e movimentação de processos. Acredito, mesmo sabendo da descrença de alguns, que minha nova proposta surtirá seus efeitos" -e continuou- "Apresentei emenda criando mais duas Varas para Ipanema, que será reapresentada no novo projeto de Divisão Judiciária conforme promessa de encaminhamento feita pelo presidente do tribunal de Justiça, Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, perante seu Órgão Especial, vez que sua Excia. fez desmembrar do Projeto de Organização Judiciária o de Divisão Judiciária, evitando, assim, segundo o senhor Presidente, infinitas discussões do referido Projeto na Assembléia Legislativa, com criações de novas Varas e Comarcas!"...
Paulo Cezar dias citou Rui Barbosa na sua Oração aos Moços: "O saber não está na ciência alheia, que se absorve, mas, principalmente, nas idéias próprias, que se geram dos conhecimentos absorvidos, mediante a transmutação por que passam, no espírito que os assimila".
Disse ainda que reconhecia que "esta solenidade, que sem dúvida, muito me orgulha, está sendo realizada em meu nome pessoal, em minha homenagem" e pediu licença para que a comenda fosse recebida "em nome de meus pais Leônidas e Judite, que souberam pautar suas longas vidas na humildade, honestidade, solidariedade, qualidades que repassaram a seus inúmeros filhos, que prometeram cumprir todos os seus ensinamentos, cultivando as amizades sinceras, delas jamais se esquecendo".
Citou ainda seus irmãos Mara, Zizinha, Zezito e o Fernando e os amigos que disse não ousar citar nomes para não cometer injustiças, mas que são, "principalmente aqueles companheiros de sempre, das reuniões de famílias, dos esportes, das pescarias, das conversas nos botequins, das Bandas Abelhas e Samba Som, das serenatas e das rodas de samba".
E disse mais, ainda, que "não pensem que esqueci de Wilma, minha esposa, companheira, confidente e amiga, de inesgotável paciência, mãe de meus três adoráveis filhos, Paula Michelle, Samira Gabrielle e Paulo Cezar Junior. Em nome dela e deles também recebo esta homenagem"...
O homenageado disse, também: "Em todas as etapas de minha vida, sob as bênçãos de Deus, conheci e convivi com meus pais, parentes e amigos, que me deixaram imensuráveis ensinamentos e virtudes, numa infinita sabedoria, a mostrar que na vida é preciso ser honesto, justo, humilde e fiel, na prática da fraternidade, igualdade e liberdade."
"Aristóteles, em sua infinita sabedoria, evidencia que: Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um mode de agir, mas um hábito".

E terminou sua fala assim: "Falei da minha história, de mim mesmo e da minha família, espelho da humildade e da dignidade. Dos cargos que com garra galguei, tenho consciência, são frutos de minha própria história, espelho de meus pais, parentes e amigos. Muito obrigado!".

Na entrada para o salão do cerimonial a foto do homenageado
PAulo Cezar Dias assume o lugar a ele destinado na solenidade

De pé, todos para a execução do Hino Nacional Brasileiro'
Julio Fontoura de Moraes Junior, Marlúcio de Oliveira Carvalho e Alex Barbosa de Matos 
 ...
 ...
 A comenda chega em bandeja, juntamente com o diploma...

A Serventuária Maria Aparecida da Silva Rezende,
também Secretária da Comissão Especial nas Providências Preparatórias para a organização da outorga da medalha, apresentou, em uma bandeja, a Medalha e o Diploma para a condecoração ao homenageado.

 ...
 ...

Paulo Cezar Dias foi condecorado recebendo a medalha e o diploma das mãos
da Dra. Caroline Bela. Ao mesmo tempo a Servidora 
Pryscilla Dornelas Magalhães
fez a leitura do seu Curriculum  Vitae...



Paulo Cezar Dias ladeado pela Dra. Caroline Bela e  Maria Aparecida da Silva Rezende
 ...
 ...
 Exibindo a medalha...
 ..O diploma...

 A advogada Dra. Marina Isabel de Jesus fez a leitura do Curriculum do desembargador Hélio Costa, que dá nome à comenda.
 Aberta a palavra a quem quisesse dela fazer uso, o Presidente da OAB, Dr. Alex Barbosa de Matos, pouco falou sobre o homenageado...
 ... mas cobrando do mesmo melhorias para a Justiça na Comarca, o que causou 
um certo desconforto durante a solenidade, já que, 
antes, não se vira tal situação durante tal tipo de solenidade
 Wilma Dias, es´posa do agraciado...
O prefeito de Ipanema, Dr. Julio Fontoura de Moraes Junior, após cumprimentar o 
homenageado, a Dra. Caroline Bela, o representante do MP, os prefeitos de Pocrane e de 
Conceição de Ipanema e os demais ali presentes, enalteceu o homenageado...
  caro companheiro e amigo, disse das palavras em sua homenagem já ditas que eram poucas em função do muito que ele representa para a comunidade.
Julio Fontoura disse que "não poderia me silenciar diante de tão merecido tributo. 
 Preciso também deixar minha alegria e satisfação ao falar do meu amigo que não apenas passou por Ipanema, mas que tem influenciado sua história"...



 O homenageado iniciou seu discurso dizendo que "ser agraciado com uma medalha, 
qualquer que seja, é gratificante, ainda mais quando se trata de medalha "Hélio Costa", 
um dos mais inteligentes e cultos homens do Poder Judiciário deste Estado, instituída para 
agraciar aqueles que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder 
Judiciário local e que hajam por merecer especial distinção".
 Paulo Cezar Dias disse se "sentir honrado e consciente da grandeza da comenda", 
sentindo-se "no dever de continuar contribuindo, ainda que modestamente, para o 
engrandecimento do Poder Judiciário de Minas Gerais, numa busca constante de sua 
credibilidade, mantendo-o eficiente, delineado na ética e na equidade"...
 E disse: "Ser agraciado, hoje, com esta medalha, espelha em meu humilde entendimento 
que prestei e sempre tentei prestar relevantes serviços ao Poder Judiciário desta Comarca".
 Lembrou em seu discurso de quando foi diretor do Colégio Imaculada Conceição 
e dos tempos de advocacia quando, tantas vezes subiu à tribuna, "gratuitamente, em busca do direito e da justiça em prol dos mais necessitados, desprendimento no amor ao próximo, 
numa tentativa de ser útil , com ações positivas em nome desta Comarca" -disse.
Citou tempos em que passou por outras comarcas, as tantas vezes em que 
foi agraciado com comendas importantes, entre elas, título de cidadania honorária, 
medalhas da Inconfidência, Santos Dumont, Tiradentes e JK,
 mas jamais esqueceu ou abandonou sua terra...
Disse ainda que reconhecia que "esta solenidade, que sem dúvida, muito me orgulha, está 
sendo realizada em meu nome pessoal, em minha homenagem" e pediu licença para que 
a comenda fosse recebida "em nome de meus pais Leônidas e Judite, que souberam 
pautar suas longas vidas na humildade, honestidade, solidarioedade, qualidades que 
repassaram a seuis inúmeros filhos, que prometeram cumprir todos os seus 
ensinamentos, cultivando as amizades sinceras, delas jamais se esquecendo".
Citou ainda seus irmãos Mara, Zizinha, Zezito e o Fernando e os amigos que disse não 
ousar citar nomes para não cometer injustiças, mas que são, "principalmente aqueles 
companheiros de sempre, das reuniões de famílias, dos esportes, das pescarias, das 
conversas nos botequins, das Bandas Abelhas e Samba Som, das serenatas e das rodas 
de samba". E disse mais, ainda, que "não pensem que esqueci de Wilma, minha esposa, 
companheira, confidente e amiga, de inesgotável paciência, mãe de meus três adoráveis 
filhos, Paula Michelle, Samira Gabrielle e Paulo Cézar Junior. Em nome dela e deles 
também recebo esta homenagem"...
Logo após, a juíza Dra Caroline Bela deu por encerrada a sessão e o homenageado recebeu os cumprimentos dos presentes.

 Ten.PM Marcos Nelito Comandante do 8º Pelotão, em Ipanema; Dr. Nilson Belmiro, Delegado de Polícia e Marconi Garcia da Silva, re´presentante do MP

Paulo Cezar Dias, Julio Fontoura de Moraes Junior e Marlúcio de Oliveira Carvalho 
Prefeitos Joaquim (Taparuba), Delosmar (Pocrane), Julio Fontoura (Ipanema)
e Wilfrid Saar (Conceição de Ipanema), ladeando o homenageado...
 

Advogados Roberto, Wnéliton e Taumaturgo com Paulo Cezar... 
 e mais  o Pereira...... 
...e o presidente da OAB, Alex...



Paulo Cezar e Jessiel...
 Com a Dra. Jucilene Fontoura...
 ... Com o vice-prefeito Dr. Walter Paulo...

Maria da Conceição,  Celso Almeida e Inocêncio... 
 Dr. Marcelo Mendes...

 Familiaraes do homenageado...
 José Godoy (sobrinho) e esposa
Daniela Godoy (sobrinha) e Dra. Cristine Bela (juíza)... 
 Serventuários da Justiça de Ipanema

 Maria Aparecida da Silva Rezende, a organizadora do evento...


Maestro Itamar Miranda,Paulo Cezar e Renato Martins Gomes (músico da Banda) 
 Com Isabel...
 Livro de presenças...
Após a solenidade o Dr.Paulo Cezar Dias ofereceu um coquetel
seguido de jantar no Restaurante Pier 12
 O prefeito de Pocrane Delosmar e sua esposa Edna...
Marlúcio, Dr,. Walter e Jober Jr...
 Itamar e esposa...

 Dra. Cristine Bela encabeçando mesa com serventuários da Justiça...









Eduardo Prata e esposa...



 José Godoy e a mãe Mara Godoy (irmã de Paulo Cezar)
Gabriel e Vinicius...

 Drs. Wnéliton e esposa (à direita), José Francisco e esposa e Magdala
 Amigos da Maçonaria...










 Mara Godoy e a cunhada Wilma (esposa de Paulo Cezar)
Dudu Prata e a filhinha...
Dra Cristine Bela, Paulo Cezar Dias e Aparecida Rezende...
***

Visite nossa página no Facebook
www.facebook.com/jornaldebolso