sexta-feira, 9 de maio de 2014

Projeto "OAB vai à escola" realiza palestra para alunos da Escola Coronel Calhau

Na tarde de quinta-feira, dia 8 de maio, os alunos do ensino médio da Escola Estadual Coronel Calhau, em Ipanema, participaram da terceira etapa do projeto “OAB vai à Escola”. Os alunos acompanharam atentamente a palestra proferida pelo presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos. 
Alex Barbosa de Matos - Presidente da OAB MAnhuaçu
O evento contou também com a presença do vice-presidente da OAB Manhuaçu, Fernando Cezar Miranda; do diretor do educandário, Naime Mansur Marcial, professores e especialistas educacionais; do padre Raimundo Turíbio Costa; do presidente da associação dos ministros evangélicos de Ipanema, pastor Lucimar Alves Lopes; do pastor Altair Castro de Araújo e dos advogados Wnéliton Brazil Gomes, Roberto de Magalhães Rocha, Marina Izabel de Jesus, Pedro Heringer de Oliveira Rocha, Edson Adriano Almeida e Liliane Rodrigues de Melo.
Alex Barbosa de Matos fala aos alunos da E.E. Coronel Calhau De acordo com Alex Barbosa de Matos, o desafio principal do projeto “OAB vai à Escola” é fazer brotar em cada jovem estudante a visão crítica e reflexiva sobre a sociedade onde ele vive. “Com certeza, este projeto social ao abordar temas como ''bullying'', desigualdade social, uso e tráfico de drogas, violência entre os jovens e a guerra silenciosa existente em nosso país, responsável pela morte não natural e violenta de milhares de pessoas, permite que estimulemos uma perspectiva crítico-reflexiva que forneça aos educadores os meios necessários à formação de pensamentos que facilitem as dinâmicas de autoformação participada com os alunos. Hoje é impossível imaginar um ensino que seja estático, que não busque a interlocução com os jovens, alheio às constantes transformações que a nossa sociedade tem passado. Precisamos discutir com os jovens que os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos”, disse o presidente da OAB. 

Alex Barbosa de Matos destacou que segundo o Mapa da Violência 2013, a violência contra os jovens brasileiros aumentou nas últimas três décadas. “Segundo a pesquisa, o número de homicídios de jovens, com faixa etária de 14 a 25 anos, cresceu 326,1%, muitos deles ocorridos nas cidades do interior do país, como é o caso de Ipanema. O deslocamento dos interesses econômicos dos grandes centros urbanos gerou a interiorização da criminalidade, atingindo municípios que não estão preparados para enfrentar a violência”, disse. Outro ponto frisado pelo presidente da OAB Manhuaçu foi a violência e o tráfico de drogas nas escolas. Segundo Alex Barbosa, “pesquisas revelam que algumas escolas que deveriam ser referência em educação, tornaram-se um marco de violência e preocupação. E o temor se deve muito à insegurança e até mesmo pânico, diante da ameaça em que se transformaram alunos, principalmente os envolvidos com uso e tráfico de drogas, que cometem delitos na vizinhança para sustentar o vício. A violência motivada pelo tráfico têm sido determinante para o fechamento de várias escolas em nosso país. A sensação de impunidade provocada pela omissão do aparelho estatal têm feito com que nós, cidadãos de bem, fiquemos reclusos em nossas residências, com medo de sair às ruas, sem a garantia de voltarmos vivos. Por isso, é preciso que estejamos em constante interação e diálogo com os jovens, a fim de evitar que eles sejam recrutados pelo crime organizado”, comentou.
Para a advogada Marina Izabel de Jesus, “o projeto OAB vai à Escola desperta em nós o sentimento de que podemos fazer muito mais pela sociedade onde vivemos. A iniciativa da OAB Manhuaçu revela o compromisso de nossa instituição com os jovens e a família. Que Deus continue abençoando este projeto social”, pontuou. As igrejas, também, se solidarizaram com a iniciativa e, de acordo com o pastor Altair Castro de Araújo, "A palestra ministrada pelo presidente da OAB Manhuaçu foi muito produtiva. Tivemos a presença de pessoas abençoadas que trouxeram muito conhecimento aos nossos jovens. Estou na cidade há seis anos e muita coisa mudou desde então. O município está mais bonito, bem cuidado, mas nossos jovens estão procurando caminhos que não condizem com os ensinamentos de Deus. Precisamos resgatar esses adolescentes e acredito que a união de esforços de toda a sociedade é o melhor caminho para que obtenhamos êxito", frisou. 
Segundo o Padre Raimundo Turíbio Costa, "O maior ensinamento de Deus é o amor. Ele nos ensinou que devemos amar uns aos outros como a si mesmo. Por isso, a mensagem que deixo para os jovens é que amem a si primeiro. Para podermos fazer o bem aos outros, precisamos entender que a nossa vida precisa ser amada e só conseguimos isso com Cristo. O mundo de hoje oferece muitas facilidades que não valem à pena. O adolescente deve ficar atento a isso e procurar sair desse caminho fácil com sabedoria", lembrou. 
O presidente da associação dos ministros evangélicos de Ipanema, pastor Lucimar Alves Lopes, ressaltou que "Procurei passar aos alunos da Escola Estadual Coronel Calhau os dias difíceis que estamos vivendo numa cidade de aproximadamente 20 mil habitantes. Ipanema, como a maioria das cidades brasileiras, está afundada nas drogas e o principal afetado é o nosso jovem. Devemos alertar à juventude para dizer não às drogas. O nosso maior desafio é mostrar para esses adolescentes que Deus tem um projeto de vida para cada um. Quando entenderem o que Cristo tem reservado para eles, tenho certeza de que a transformação espiritual, pessoal e social vai acontecer", criticou.
Naime Mansur Marcial, diretor da Escola Estadual Coronel Calhau, disse que  "A escola se sentiu muito honrada em receber os advogados em nossa escola. É muito importante que unamos esforços para salvar nossos jovens da violência urbana, tráfico de drogas e tantos outros malefícios que assolam nossas famílias. Com temas atuais e que dizem respeito ao dia a dia dos alunos, tenho certeza de que o objetivo foi alcançado com êxito. Quero aproveitar a oportunidade e parabenizar a OAB Manhuaçu pelo belo trabalho realizado nas escolas e dizer que estamos muito felizes em recebê-los no nosso educandário", destacou.
Para a supervisora da escola, Nélia de Souza Brandão, "A escola tem aproximadamente 1.300 alunos do ensino médio e boa parte deles vive em situação de risco social, ou seja, têm contato direto ou indireto com o tráfico de drogas, violência familiar e outras formas de crimes. A presença de advogados no educandário fortalece o coro de que devemos orientar e alertar os nossos jovens levando a eles conhecimento sobre o contexto onde estão inseridos. Esperamos que eles tenham captado a mensagem e que a relação entre eles e as ações sejam melhores daqui para frente", concluiu.

****
Acompanhe as notícias da sua escola, do seu bairro, da sua cidade
e de qualquer parte pelo Jornal DeBolso


Visite nossa página no Facebook

***|||***