segunda-feira, 10 de maio de 2010

Inaugurado CAPS em Ipanema

PARA ATENDIMENTO DE TODA 
A REGIÃO FOI INAUGURADO 
O CAPS EM IPANEMA
Foi inaugurado no sábado, 8, mais um benefício para o povo ipanemense e para a região que é o CAPS-Centro de Atenção Psicossocial, que atende à população de Ipanema e dos municípios da região.
A secretária de Saúde, Jucélia Fontoura, e a coordenadora de Saúde do CAPS, Viviane Pavione Fontoura Heringer, foram as primeiras a falar sobre a inauguração e de como será o atendimento...


Elas contaram  que o “CAPS I Vida” teve início em Ipanema no mês de agosto de 2009, com recursos do Governo Municipal e foi credenciado pelo Governo Federal em março de 2010... Conta com uma equipe multiprofissional composta de Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Equipe de Enfermagem, Pedagogo, Médico Clinico, artesão e outros profissionais... Além dos atendimentos ambulatoriais também temos ofIcinas terapêuticas e de oficinas de arte.
O que é o CAPS
Os CAPS - Centros de Atenção Psicossocial são instituições brasileiras que visam à substituição dos hospitais psiquiátricos (antigos manicômios) e de seus métodos para cuidar de afecções psiquiátricas. Atende pacientes com transtorno mental grave e somente pacientes maiores de idade... A atenção do CAPS deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social... Devem ainda trabalhar com a idéia de gerenciamento de casos, personalizando o projeto de cada paciente na unidade e fora dela e desenvolver atividades para a permanência diária no serviço... Os projetos terapêuticos dos CAPS devem ser singulares, respeitando-se diferenças regionais, contribuições técnicas dos integrantes de sua equipe, iniciativas locais de familiares e usuários e articulações intersetoriais que potencializem suas ações... 

O CAPS deve, ainda, considerar o cuidado intra, inter e transubjetivo, articulando recursos de natureza clínica, incluindo medicamentos, de moradia, de trabalho, de lazer, de previdência e outros, através do cuidado clínico oportuno e programas de reabilitação psicossocial... O CAPS vem ajudando não só os portadores de síndromes, mas também, as famílias dos mesmos, para que saibam agir e reagir mediante situações que podem ocorrer.

O deputado estadual Leonardo Moreira...
... e o deputado Federal João Magalhães, que tem investido na melhoria da qualidade de vida do povo de Ipanema, com verbas para a Saúde, Educação e também, para o calçamento de ruas e bairros da cidade, se pronunciaram a respeito de mais essa inauguração feita pela atual administração do município.
Os vereadores Nancy Werneck...
... e Jober Junior, de Ipanema,
e o vereador Teté, de Manhuaçu, também falaram da nova inauguração na área de Saúde de Ipanema, e que vai beneficiar muita gente que até então não tinha como cuidar de pessoas nas famílias que tem problemas nessa área da medicina...
O prefeito de Ipanema, Julio Fontoura, disse, mais uma vez, da sua preocupação com a saúde do povo ipanemense e que vai continuar cuidando para que o melhor seja implantado no município. Julio informou que no dia 29 estará sendo entregue ao povo mais um benefício na Saúde. Disse da sua satisfação de estar contando com os deputados Leonardo Moreira e João Magalhães, que tem enviado verbas para as obras que estão acontecendo em quatro frentes diferentes na cidade: revitalização da Praça "Joaquim de Abreu", calçamento da Rua Álvaro Magalhães, da Juca Pinto e calçamento do Bairro Nova Cidade... E todas elas serão entregues prontas até o final deste ano.
A seguir foi cortada a fita simbólica da inauguração do CAPS pelo prefeito e os deputados presentes...
A médica clínica Dra. Valéria Lemer e o psicólogo Dr. Márcio Rocha Damasceno atendem pacientes do CAPS, ao ,lado deles a secretária de Saúde, Jucélia Fontoura.
A Dra. Jucilene Arede, secretária de Governo, aniversariante do dia, ao lado de uma de suas irmãs, também esteve presente...
Gilmar Arede, Renê , William Magalhães, mais amigos 
também prestigiaram o evento.
O prefeito Julio Fontoura, secretários e amigos comemorando mais uma realização para o município...
A segurança da festa esteve a cargo de uma empresa daqui da cidade e que deu tranquilidade ao povo presente...
O povo compareceu em massa...
Lotando o espaço na Rua Jardir Silva...
Para assistir o show com os cantores ipanemenses Paulo Sérgio & Mateuzito, agora com novidades na banda, agora com mais componentes: um pistonista e um trombonista, melhorando ainda mais a qualidade da banda.
***
Detalhes...
*** Estiveram presentes à inauguração os secretários de Cultura, Mara Godoy, de Saúde, Jucélia Fontoura, Governo, Jucilene Arede, Meio Ambiente, Maria Cristina Magalhães, Habitação e Urbanismo, Gilmar Arede,  Obras, Eduardo Prata, Planejamento, Rosângela Bernardina, Esportes, Vitor Hugo, Apoio Administrativo, Patrícia Travassos, Assistência Social, Geralda Magela da Silva.*** A coordenação do CAPS está a cargo da Viviane Pavione Fontoura Heringer.*** O psicólogo Márcio Rocha Damasceno é quem dá atendimento psicológico no posto.*** Geraldo Ferreira Sobrinho, Diretor do Polo Educacional à Distância da UAB, também se fez presente.*** O vereador de Manhuaçu, conhecido como Teté, veio a Ipanema e falou que gosta muito de Ipanema e que voltará aqui mais vezes..*** Foi anunciado que vem aí o Quinto Encontro de Trilheiros, e será no dia 23 de maio. O ponto de encontro será no ginásio esportivo do Bairro Vitor Hugo, com apoio da Prefeitura de Ipanema.*** O secretário de Esportes, Vitor Higo, anunciou que no dia 13 de junho, no bairro do Eugênio, será realizada uma etapa de motocross.*** Vem novidade por aí!
==================================
Leia mais: Opinião