quarta-feira, 5 de maio de 2010

IPANEMENSES LANÇAM LIVROS



JOSÉ MARIA CARDOSO LANÇA
MAIS UM LIVRO EM IPANEMA
O escritor José Maria Cardoso lançou seu quarto livro, 
"Conto, reconto, encontro outro conto II", em sua cidade natal 
que é Ipanema no dia 30 de abril, no Centro Cultural de Ipanema, 
com uma platéia de mais de cem pessoas.
Na entrada do Centro Cultural, José Maria posa para a câmera do JB...
Homenageia sua primeira professora...
José Maria Cardoso em forma de monólogo...
José Maria recebeu homenagem de crianças que leram trecho 
do seu livro "Conto, reconto, encontro outro conto II"...
A professora que emocionou a todos com a leitura de 
um de seus escritos falando da mulher...
O prefeito de Ipanema, Julio Fontoura, parabenizou José Maria pelo seu trabalho como escritor e deixou, com suas palavras, a esperança de que outros ipanemenses sigam o mesmo caminho do escritor...
O prefeito recebeu o livro autografado das mãos do autor...
E fez entrega de uma placa comemorativa ao lançamento do livro...
A professora Maria José, que comandou o evento, 
fez homenagem ao autor e sua primeira professora
Ao final José Maria Cardoso posa ao lado da secretária de Educação, Ana Paes Dias de Assis e da secretária de Cultura, Mara Helena Godoy...
E encerra autografando seu livro.
NR: Ipanema é terra fértil em se falando de CULTURA. Daqui já saíram ou estão por aqui escritores, artistas plásticos diversos, pintores, músicos, compositores e outros artistas como a atriz e diretora Mary Faria, que há anos luta para manter o teatro em evidência. E faz isso a duras penas e com pouca ajuda. Mas tem dado resultado. A cada peça que apresenta em seu Teatro Pirquins o público está cada vez mais fiel.
=== === ===
JOSÉLIO CARVALHO LANÇA LIVRO 
FALANDO SOBRE A MAÇONARIA DE IPANEMA
Logo após se formar em jornalismo pela UFV, com méritos, Josélio Carvalho (foto) já vem com novidades no início do que já se pode prever, será uma carreira de sucesso. Para começar, lança seu primeiro livro, em grande estilo, dia 28 de maio, às 19 horas, no Salão da Maçonaria em Ipanema. Josélio é filho de Hélia e José Maria de Carvalho. Ela milita na Educação (é professora) e ele na Saúde, em Caratinga. São pais dedicados e que fazem gosto do filho que tem. Comentando sobre o livro de Josélio Carvalho, Mariana Ramalho Procópio – Jornalista, Doutoranda e Mestre em Análise do Discurso pela UFMG, ela disse que "...em Pedra Angular–Memórias da Loja Maçônica Libertas Quae Sera Tamen, o jornalista não se limita a nos mostrar os fatos: ele nos oferece a possibilidade de conhecer um pouco mais desse universo maçônico, de contextualizar essas informações e de aprofundar nossas impressões. É como se passássemos a viver as histórias narradas e a conhecer aqueles personagens. E tudo isso por meio de uma narrativa envolvente e de uma linguagem de fácil compreensão".
A capa do livro de Josélio.



O Prof. Dr. Ernane Corrêa Rabelo, Chefe do Departamento de Comunicação Social – UFV, comenta que "No século XIX, muito antes da revolução tecnológica  e da explosão informacional contemporânea que levam notícias a circularem quase a tempo real e em todo globo, o escritor russo Leon Tolstoi percebeu que “só seremos universais se conhecermos e amarmos nossa aldeia”. E contar a história de seu povo é a mais nobre missão do jornalista. 

Pois vida é o que acontece diante de nossos olhos, que tocamos, que cheiramos, que nos torna o que somos. Não aquela realidade que toma conta de nossos jornais, notícias fantásticas de vidas distantes e que nos chama atenção, nos assombra, nos inquieta. 

Pedra Angular registra para a posteridade os acontecimentos que se passaram na cidade de Ipanema (MG) envolvendo a Maçonaria e a construção da cidade. Uma história como a de tantas outras cidades escondidas no interior do Brasil, de outras tantas pessoas anônimas, mas que constroem o que chamamos de “vida real”. O jornalista se distingue do historiador por narrar os acontecimentos quando ainda estão em movimento. A narrativa caminha entre os vivos, busca interpretar uma realidade ainda presente, se equilibra entre as versões e, muitas vezes, corre o risco de tropeçar entre tantas armadilhas humanas. Para tanto, o jornalista deve “mergulhar” na realidade, uma das características do Jornalismo Literário, descobrindo detalhes e revelando sutilezas que somente podem ser percebidas quando se tem firmeza de objetivos moldada pela nobreza de espírito. Neste sentido, o Departamento de Comunicação Social e a Universidade Federal de Viçosa saúdam o jornalista Joséllio Carvalho que, com maestria, presenteia sua cidade natal e honra a universidade onde se graduou". 

José Lucas de Sá,  Presidente da Poderosa Assembléia Estadual Legislativa Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais, fala que "Este livro-reportagem retrata a ousadia de abnegados homens da cidade de Ipanema, desde antes da fundação da Loja, em 1943. Aborda uma célula da Maçonaria, instituição simbólica, filosófica, esotérica e filantrópica. Pedra Angular explica, numa linguagem de fácil compreensão, a Maçonaria como ela é: uma instituição cujo objetivo é o próprio anseio de perfeição, inerente à essência da natureza, no seio da qual o homem existe, transpõe obstáculos, vive e serve a seu semelhante. É uma obra que deve ser lida e meditada por todos aqueles que desejam trilhar caminhos retos. Que o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, continue iluminando a inspiração maçônica do autor".

========================================================

O livro de Josélio Carvalho será lançado dia 28 de maio, em Ipanema, 

Minas Gerais, no Salão Nobre da Loja Maçônica 'Libertas Quae Sera Tamen' 

e conta com a presença dos amigos ipanemenses.

========================================================