sábado, 27 de agosto de 2011

Simpósio do Leite e Festa do Queijo


Na manhã deste sábado, 27, no Ginásio Poliesportivo "Julio Fontoura de Moraes" aconteceu o 2º Simpósio do Leite, com a apresentação e composição da mesa das autoridades, presidida pelo prefeito de Ipanema, Dr. Julio Fontoura de Moraes Junior.
O vereador Nancy Werneck falou em nome dos edis ipanemenses e fez questão de enaltecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pela administração de Julio Fontoura, também na área rural, que é o grande interesse do prefeito para melhorar as condições de produtividade do povo da roça.
O secretário disse que o governo municipal tem se empenhado em fazer o melhor para o agricultor, dentro das condições que a lei permite mas, na medida do possível, não deixará de atender os reclamos do produtor rural.

O representante do governador Antonio Anastasia, falando em nome do chefe do Governo Mineiro, elogiou o trabalho que Julio Fontoura vem realizando em seu governo e disse trazer o apoio do governador à administração do, prefeito de Ipanema.
O prefeito Julio Fontoura, iniciou seu discurso com uma frase do teólogo inglês, Willian George que diz que "O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas", fazendo um paralelo com o homem do campo, pois quem trabalha no campo passa muitas vezes por estes três estágios. Desliza por fazes que oscilam entre dias bons, melhores e, algumas vezes, ruins! Tortura-se com frequencia com as lamentações, já que a lida é pesada e os recursos poucos. Em outros tempos tornam-se sonhadores, idealistas, esperando mudanças repentinas e um futuro mais ameno. Mas a matiridade aliada à sabedoria produz vencedores que, com equilíbrio, adaptam-se à realidade e vêem uma oportunidade em cada dificuldade...  
Pensando nessas oportunidades e planejando  oferecer opções alternativas, é que estamos ofertando este 2º Simpósio do Leite, algo que é muito precioso: conhecimento. E um outro valioso prêmio que não pode ser roubado, nem nunca retirado de vocês que é a informação" - disse.
Julio ainda chamou a atenção, dirigindo-se ao vereadores presentes, para que os vereadores da Cãmara de Ipanema procurem votar projetos que tenham interesse para o povo em geral. Fez um enfoque especial sobre a intenção de atrair a mídia nacional para Ipanema, aproveitou-se o encontro para produzir o maior queijo minas do mundo, pesando 1.200 quilos, em uma parceria que vem dando certo, com a CAPIL-Cooperativa Agropecuária de Ipanema. "Toda a divulgação que foi feita com o queijo em jornais impressos, equipes de televisão, internet, exportou para Minas Gerais e para o Brasil que temos a vocação da produção de leite, que somos de verdade, uma cidade mineira de carteirinha" - enfatizou o prefeito.
A seguir foi iniciada a primeira palestra do dia, ministrada pelo engenheiro Agrônomo Flávio  de Lima Alves, da Emater-ES, pesquisador de frutas cítricas, cujo tema foi "Laranja, oportunidade de negócio".
***
Às 17 horas teve o corte do queijo gigante, de 1.305 quilos, na Praça Coronel Calhau, que passou a ser o maior queijo do mundo, na sua categoria que é 'queijo  minas padrão'. Com isso, Ipanema está na mídia mundial, tendo sido coberto e evento por três das maiores redes de TV do Brasil que são Rede Record, Rede Globo e SBT, que enviaram seus profissionais para a cobertura.