sábado, 19 de maio de 2012

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil

O CRAS Itinerante movimentou a Praça Coronel Calhau na sexta-feira, dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil), com a finalidade de conscientizar as pessoas com relação à violência contra a mulher. Em Ipanema a data vem sendo lembrada pelos órgãos da prefeitura, sempre nesta data, com eventos envolvendo o Cras, Creas, Caps e outros da prefeitura para fazer com que todos se conscientizem e combatam esse tipo de crime considerado hediondo.
Durante o dia todo os componentes das equipes envolvidas no evento estiveram na Praça. Para as crianças foi oferecido algodão-doce, pipoca e pula-pulas para se divertirem. Foram distribuídos adesivos e camisas relativos à data peça equipe e pelo prefeito Julio Fontoura. À noite, o prefeito Julio Fontoura, com diretores e professores das escolas estaduais Nilo Morais Pinheiro, Coronel Calhau e Imaculada Conceição e, também, da municipal Monsenhor Antonio, fez entrega de prêmios aos alunos que melhor se saíram na Gincana Cultural “Ipanema 100 anos”, 1ª fase.. Foram eles Beatriz de Souza Coelho, Maria Clara Rodrigues Dias, Mirian Martins Gonçalves, Maria Giovana, Nívea Gabriele da Silva, João Vitor Cardoso Alves, Arcendino David de Oliveira Damas, Emiliane Ribeiro e Gabriel Zeferino de Oliveira Souza, todos da E.E. Nilo Morais Pinheiro. Da E.E. Imaculada Conceição os alunos agraciados foram Guilherme de Oliveira Gomes, Mariana Alves Dornelas e Rhayra Mariane Lima Breder. Da E.M. Monsenhor Antonio os alunos foram Ana Carolina Augusta de Paula Bonifácio, Aline Pereira Brandão, Abia Camile de Oliveira Silva e Samara Fernanda Amario Ferreira. A E.E. Coronel Calhau teve como premiados os alunos Marcineia Teodoro, Gabriela Emerick Lima de Oliveira e Talia Rodrigues de Oliveira. Do Projeto Socioeducativo Projovem, implantado em 2010 pela prefeitura,  os contemplados com prêmios foram Sarah Amara Araújo, Marcos Felipe Martins e Fabrício Felício.
Veja as fotos registrando o evento...

























































O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e  à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia  18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.  Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar  de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.  A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se  considera  as  relações  de  geração,  de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem  vantagens financeiras e lucros.  Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção.  A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo.
=============