sexta-feira, 25 de maio de 2012

6ª Seminário do Meio Ambiente em Ipanema


Foi realizado dia 24 de maio, no Salão Paroquial da Matriz de Santo Antonio de Ipanema, o 6º Seminário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com os temas Urbnanismo, Ruralidade e Meio Ambiente, com o salão totalmente lotado. Presentes além de autoridades civis e militares, estudantes das escolas do município. Cidadãos de Ipanema, Taparuba e Conceição de Ipanema foram homenageados com placas de prata pelos promotores do evento. As palestras programadas aconteceram com os palestrantes Julenice Bonifácio de Oliveira Rocha, Engenheira Agrônoma (UFV) cpom especialização em solos e meio ambiente (UFLA), mestra em solos e nutrição de plantas (UFV) e bolsista de doutoirado do CNPq. O tema da sua palestra foi: "Desafios e oportunidades do setor florestal na Zona da Mata mineira". Com o tema "Potencial de aproveitamento de gás metano gerado nos lixões e aterros sanitários", o palestrante foi o Professor Dr. Marcos Alves de Magalhães, Engenheiro Agrônomo (UFV) especialista em Desenvolvimento e Gestão Ambiental (UESC/BA); Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola (UFV) na área de concentração em Tratamento de Resíduos.
O Engenheiro Civil e Especialista em Engenharia Sanitária, Helbio Fernandes Morais, falou enfocado no tema "Saneamento básico no meio Rural".
Ao final da primeira parte das palestras, foi realizado um debate sobre os temas abordados com perguntas feitas pelos que faziam parte da assistência. O surpreendente é que, pela primeira vez, vimos pessoas interessadas em fazer perguntas aos palestrantes com interesse nos problemas apontados pelos que estavam, após mostrarem seus temas em detalhes, à mesa para as respostas. O moderador foi o Médico Veterinário do IMA-Instituto Mineiro de Agropecuária, Dr. Raul Fonseca Neto. Depois houve um intervalo para o almoço, que foi servido na AABB.
Na sequencia das palestras, o Engenheiro Florestal Anderson Siqueira Teodoro, Mestre em Tecnologia de Produtos Florestais, falou sobre "Degradação Ambiental - Queimadas"...
O Turismólogo do Parque Estadual do Rio Doce-PERD, Vinicius de Assis Moreira, abordou o tema "Contribuição das áreas protegidas à sociedade".
A derradeira palaestra foi com a Arquiteta e Urbanista (UFV), Pós Graduada em Ensino de Artes Visuais, Natália de Carvalho Matta Rocha, falando sobre "Urbanismo e o papel da Sociedade perante o Meio Ambiente". A seguir um debate com os palaestrantes respondendo perguntas dos participantes.
Foram entregues placas em homenagem a pessoas que, segundo os promotores, colaboram com a preservação do meio ambiente com suas atitudes participativas nas suas comunidades. ...
Foram eles o Cap. PM Isac Lemos da Silva, Ari Januário Bacelar (produtor rural), Altivo Saldanha Marinho, (ex-prefeito de Conceição de Ipanema), Luis Bonifácio da Silva (Lilico), Maria Cristina Gomes Magalhães Pedrette e Edison Luiz Montenegro
...
O Delegado de Polícia de Ipanema Dr. Nilson Belmiro, também esteve presente, assim como o Inocêncio, Chefe do SAAE de Ipanema; José Francisco, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanema; Marli, Ruyara e Sidnei, representantes do Sicoob de Ipanema; alunos da E. E. Cel. Calhau do 1º, 2º e 3º anos; alunos do SESEC e do Curso de Segurança do Trabalho; professores diversos, trabalhadores e empregadores rurais; representantes do meio ambiente das cidades de Manhuaçu, Taparuba, Conceição de Ipanema e Caratinga e outros membros da sociedade local e da região.
A mesa principal 
 Os crachás...
Fila para inscrição... 
 ...
 Delegado Nilson Belmiro e Ten. PM. Lourencço
 Representantes do Sicoob: Marli, Sidnei e Ruyara...
A Policia Militar de Meio Ambiente se fez presente tendo à frente o comandante da 12ª Cia. Ind. Mat. Major Ronaldo, Ten Jesus, Ten. Xerxes, Ten. Lourenço, Comandante do Pelotão PM de Ipanema, Sgt Adilson, Sgt João Alves, Cb Mário e Sd Aguiar, Sd Alex e Sd Duarte, do 3º GPMamb, sediado em Ipanema e mais policiais de outras localidades ligadas ao meio ambiente.
Representantes do SAAE: Deraldo e Inocêncio... 
Alunas do Curso de Segurança do Trabalho...
...

Alunas da E.E. Cel. Calhau...
...
...
... 
Representantes de Manhuaçu...Sicoob (e o Jornal DeBolso
Às 9 horas foi servido o café como estava programado e logo após
foi feito o anúncio da abertura pelo cerimonial... 
 A abertura aconteceu com atraso devido a muitas pessoas estarem na fila para se inscreverem e receberem seus crachás, o que surpreendeu até mesmo os organizadores.
A abertura foi feita pelo chefe do IEF em Ipanema, Cristóvão Rocha, 
que saudou a todos e a solenidade foi iniciada com o Hino Nacional.
 ...
 ...
 ...
 ...
 O Sgt. Adilson...

Edison Luiz Montenegro 
 ...
 ...
 Julenice Bonifácio de Oliveira Rocha, Engenheira Agrônoma (UFV) com especialização em solos e meio ambiente (UFLA), mestra em solos e nutrição de plantas (UFV) e bolsista de doutorado do CNPq. O tema da sua palestra foi: "Desafios e oportunidades do setor florestal na Zona da Mata Mineira".
 ...
 Com o tema "Potencial de aproveitamento de gás metano gerado nos lixões e aterros sanitários", o palestrante foi o Professor Dr. Marcos Alves de Magalhães, Engenheiro Agrônomo (UFV) especialista em Desenvolvimento e Gestão Ambiental (UESC/BA); Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola (UFV) na área de concentração em Tratamento de Resíduos.
 ...
 ...
 Geraldo Sobrinho - Polo Universitário
 Alunos do Curso de Segurança do Trabalho...
 ...
 José Francisco - Pres. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de IPanema
 Saulo...
 Professoras...
 Manhuaçu...
Cristina Pedrette... 
 O Engenheiro Civil e Especialista em Engenharia Sanitária, Helbio Fernandes Morais, falou enfocado no tema "Saneamento básico no meio Rural".
 ...
 ...
 Ao final da primeira parte das palestras, foi realizado um debate sobre os temas abordados com perguntas feitas pelos que faziam parte da assistência. O surpreendente é que, pela primeira vez, vimos pessoas interessadas em fazer perguntas aos palestrantes com interesse nos problemas apontados pelos que estavam, após mostrarem seus temas em detalhes, à mesa para as respostas. O moderador foi o Médico Veterinário do IMA-Instituto Mineiro de Agropecuária, Dr. Raul Fonseca Neto.
 Hélbio e Julenice... no debate
 Julenice Bonifácio de Oliveira Rochaa...
Professor Dr. Marcos Alves de Magalhães 
 Um intervalo para o almoço, que foi servido na AABB...
 ...
 ...
 ...
...
...
...
...
...
...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
À tarde foi prestada homenagem a pessoas que se
destacaram na preservação do meio ambiente...
 Foram eles o Cap. PM Isac Lemos da Silva, Ari Januário Bacelar (produtor rural), Altivo Saldanha Marinho, (ex-prefeito de Conceição de Ipanema), Luis Bonifácio da Silva (Lilico), Maria Cristina Gomes Magalhães Pedrette e Edison Luiz Montenegro
 Altivo Saldanha Marinho e o Chefe do IEF Cristóvão Rocha...
 Ari Januário Bacelar e Cristina Pedrette...
 Edison Luiz Montenegro...
Cap. PM Isac Lemos da Silva... 
Luis Bonifácio da Siulva, Lilico - Prefeito de Taparuba 
 Maria Cristina Pedrette...
 ...
 ...
 ...
 ...
 Lilico e Altivo...
 ...
 ...
.................
À noite, na AABB...
Foi servido um coquetel...
Onde o destaque ficou por conta de...
 Gente bonita... 
E mais ... Loto e esposa...
 Maria José e o neto...
 A cegonha vem aí...
 Jalmir e esposa...
 E mais casais...
 ...
 ...
 ...
 Amigos...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
Os anfitriões: Cristina e Cristóvão...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 ... estrelinhas!?
 ...
...
Durante o coquetel, a dupla sertaneja Ronan e Roney,
com o reforço do sanfoneiro Mateuzito, fez a parte
musical do evento.
...