quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Golpe do cartório ataca
em todo o Brasil 
e faz vítima
em Ipanema e na região
A imprensa, por todos os seus meios, vem divulgando os golpes que os malandros inventam e colocam em prática há bastante tempo. Agora é a vez do ‘golpe do cartório’.
É que uma quadrilha de estelionatários vem utilizando os cartórios de títulos para aplicar os seus golpes pelo país inteiro.
Órgãos de defesa dos comerciantes tem divulgado através seus meios internos e pela internet, reclamações de lojistas e profissionais liberais que foram vítimas do golpe, não só em Minas mas por todo o Brasil.
O que os estelionatários usam é um artifício simples e que muita gente cai sem  pensar que está acontecendo. Os golpistas normalmente se identificam como funcionários de uma assessoria de cobrança e crédito e, pelo telefone, informa que o empresário será ´protestado por ter deixado de pagar uma dívida. Além de entrar para a lista de devedores, a vítima ainda pode ter seus bens penhorados caso não pague a tla dívida. Usam o argumento de que a dívida é de um anúncio publicitário feito em uma  lista telefônica.
Os valores que pedem para depositar quase nunca ultrapassa R$ 2 mil. O bandido informa o cartório para onde o título foi enviado, com o nome do tabelião e endereço corretos. Passa então um número de telefone para a vítima entrar em contato. A certeza do golpe dar certo está em que as pessoas normalmente conferem o cartório e o endereço do mesmo, mas não se lembram de conferir o telefone.
Pedem, então, para a pessoa fazer um depósito em uma conta corrente naquele mesmo dia, para que o documento vá a protesto.
Aí é só alegria para eles, pois, quando se dá pela coisa e vai-se procurar através do banco impugnar o pagamento o dinheiro já foi tirado de lá. As contas que os bandidos usam são, ou em nome de 'laranjas' ou são contas que encerram, logo a seguir, pois são criadas com documentos falsos ou roubados. Fique eswperto para não cair nesse golpe. Principalmente se você é comerciante.