quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

TERMINA SÁBADO O HORÁRIO DE VERÃO







 O horário de verão, que começou dia 18 de outubro de 2009, vai até sábado, dia 20 de fevereiro. Nós, brasileiros, já nos acostumamos quando no mês de outubro, recebemos uma notícia já corriqueira: o início do horário de verão do País, que afeta os Estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste, e também o Distrito Federal. Aí, temos que nos adaptar, dormindo mais cedo, mudando nossos hábitos diários... O melhor que temos a fazer para adaptar ao novo horário, é evitando situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite pois, quanto mais estímulo maior a dificuldade do organismo relaxar. Evitar o consumo de café ou chá preto é uma das dicas dadas pelos médicos. "Exercícios físicos muito extenuantes devem ser evitados, assim como o consumo de chá preto e café", dizem eles!. Outras atitudes que podem prejudicar o descanso são: se alimentar demais no jantar, ir dormir sem comer, tomar banho muito frio ou muito quente, ler livros, revistas e jornais ou ver filmes muito estimulantes horas antes de dormir... Em família deve-se evitar discutir com o marido ou a mulher, olhar o extrato bancário muito perto da hora de dormir ou se estressar com as crianças. Mas, o que desequilibra o organismo não é só o horário de verão. Turnos de trabalho modificados ou viagens longas podem agir da mesma forma. Cuidados com o sono devem ser constantes o ano todo para se manter a saúde. Quem tem dificuldade de dormir ou de acordar pode estar predisposto a problemas cardíacos. O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia que o estresse comumente aumenta, segundo médicos entendidos no assunto...
O principal objetivo do Horário de Verão é a redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. A mudança de comportamento dos consumidores, associado com o retardo do início da utilização da iluminação pública, reduz a coincidência do consumo de energia elétrica acarretando queda do consumo nos horários de pico no Sistema Interligado Nacional (SIN)... Como conseqüência ocorre uma maior segurança e confiabilidade operativa do sistema nas horas mais críticas, minimizando a necessidade de investimentos para atendimentos sazonais em áreas localizadas, evitando-se também a sobrecarga nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia.
Além do Distrito Federal, a medida abrange os mesmos estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa abrangência é explicada pelo fato de ser possível um aproveitamento mais eficiente da luz solar nessa época do ano nesses estados.
A mudança de horário no período do verão é um recurso adotado por diversos países do Hemisfério Norte (de março a outubro) e do Hemisfério Sul (outubro a março). Entre eles estão grande parte da Europa, os Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Em Ipanema, que é uma cidade cheia de sol, pouca coisa vai mudar com a volta do horário normal. O astro-rei vai continuar o mesmo por aqui. E haja água gelada, muita sombra e disposição para encarar o tempo por aqui 

O Horário de Verão afeta nosso organismo?

É, a mudança não significa apenas ter menos tempo para aproveitar a noite. O corpo realmente demora um pouquinho para se adaptar. O relógio interno, acostumado com o dia de 24 horas, estranha quando ele tem apenas 23h... Isso porque o organismo tem um relógio biológico natural e, com a rotina, se acostuma a acordar naturalmente ou se preparar para dormir em determinado momento do dia. Quando o horário de verão chega, uma hora dessa rotina é "deslocada" e o organismo demora um pouco a perceber.


"O horário de verão mexe com o relógio do nosso organismo - o que chamamos de ritmo circadiano. Com isso, é muito comum o indivíduo ter maior irritabilidade, cansaço e, em alguns casos, até mesmo insônia", explica Roberto Cairalla, diretor clínico do Hospital Sírio-Libanês de Itatiba.


Na verdade, essa "horinha" a menos não acarreta maiores problemas ao corpo. "Em mais ou menos uma semana ele já se adapta. Uma hora é pouco para o corpo sentir alguma diferença que traga grandes danos", esclarece o especialista... O problema seria maior se a alteração também fosse. Quando isso acontece - o famoso "jet lag", comum em viagens com destinos de fusos diferentes -, o organismo fica "louco" e até os hormônios se alteram... Infelizmente, não há uma receita ideal para que o corpo possa se adaptar rapidamente com o novo horário. "Ter uma alimentação mais leve ou fazer exercícios físicos com certeza ajudam, mas ainda assim o corpo sofre com as alterações. Não há uma formula mágica", enfatiza Roberto, que também é cardiologista. O jeito mesmo é esperar o corpo se adaptar, sem perder o pique.







Para saber mais:


- O horário de verão tem início no terceiro domingo de outubro e termina no segundo domingo de fevereiro, exceto quando esse dia cai no Carnaval. Quando isso acontece, prolonga-se o horário por mais uma semana, tendo seu término no terceiro domingo de fevereiro.


- Ele só abrange a região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Isso porque as regiões próximas à linha do Equador sofrem mudanças bem sutis na incidência do Sol, então não teria porque se adaptarem ao horário, criado para economizar energia.


- O governo federal estima que a economia de energia chegará a 5% nos horários de pico de consumo.


- As regiões que não possuem o horário de verão sofrem apenas com as programações da televisão, que costumam adaptar o seu horário para igualar com o de Brasília. (Terra, Por Tissiane Vicentin (MBPress).

Computadores se antecipam ao término do horário de verão


Relógios devem ser atrasados em uma hora a partir da 0h do dia 21




A dois dias do término do horário de verão, usuários relataram que os computadores amanheceram hoje com o relógio uma hora atrasado. Com início em 18 de outubro de 2009, a mudança do relógio só termina à 0h do próximo dia 21.


De acordo com a assistência técnica da Microsoft, ainda não foi divulgada nenhuma operação de troca prematura por parte de usuários. Mas quem teve problemas deve entrar em contato com o suporte técnico para corrigir qualquer erro. O endereço da Microsoft é


A determinação dos dias para início e encerramento do horário de verão segue o decreto 6.558, de 8 de setembro de 2008... O horário de verão vigora nos seguintes Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
(Fonte: Ministério de Minas e Energia, ADJORI/SC, Brasil Escola, Terra).
******