domingo, 3 de março de 2013

Dom Odilon também renuncia...


O Bispo da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, Dom Odilon Guimarães Moreira, já foi colaborador do Jornal DeBolso quando pároco de Ipanema, depois partiu para a paróquia de Carangola e logo após foi ordenado Bispo, mas nunca esqueceu sua passagem pela cidade e pela paróquia de Santo Antonio onde conviveu por cerca de oito anos, realizando várias obras importantes para a Igreja, dentre elas a construção da Casa Paroquial com auditório, refeitório e dependências para receber visitantes.
Dom Odilon Guimarães Moreira
O Bispo da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, Dom Odilon Guimarães Moreira, apresentou na manhã de quinta-feira, dia 21, em entrevista coletiva na sua residência, em Itabira, a sua renúncia ao cargo. Por essa razão, e por entender que se faz necessário “injetar sangue novo”, indicou o padre Marco Aurélio Gubiotti, 49 anos, da cidade de Pouso Alegre, para o seu lugar. O sucessor episcopal, apresentado pelo próprio Dom Odilon, é da diocese de Pouso Alegre.
Conforme previsto no Código do Direito Canônico, o bispo pede renúncia ao completar 75 anos de idade. Contudo, é direito dele renunciar a qualquer momento por questões de limitações, saúde ou dificuldade. Dom Odilon revelou que faz tratamento de coluna e para insônia, tendo ficado internado duas vezes. Ele completou 74 anos em 9 de janeiro. 
Dom Odilon disse que desde junho do ano passado vinha pensando no assunto. Assim, enviou o pedido à Anunciatura Apostólica há uns dez meses O novo bispo vai comandar um rebanho estimado em cerca de 500 a 600 mil católicos. “Como aconteceu com a notícia do papa, num primeiro momento minha decisão pode gerar algum choque, mas não há motivos para preocupações. As pessoas são limitadas, mas a igreja não é dirigida por pessoas e sim pela vontade do Espírito Santo”, declarou Dom Odilon, adiantando ainda que no próximo dia 1º estará no Vale do Aço. Na quarta-feira, ele recebeu o comunicado de que a sua renúncia foi aceita pelo Papa Bento XVI. Conforme Dom Odilon, ele quer abrir oportunidade para “alguém de sangue novo”.
Dom Odilon antecipou que o padre Marco Aurélio Gubiotti deverá ser sagrado bispo até o final do mês de maio A expectativa de Dom Odilon é que o padre Marco Aurélio seja sagrado bispo até o final do mês de maio, em Pouso Alegre, viabilizando assim a posse, em Itabira. Dom Odilon foi nomeado Administrador Apostólico e continua na Diocese até a posse do sucessor. Depois, fica como bispo emérito, como é o caso de Dom Lara, hoje com 87 anos. 
Dom Odilon está na diocese desde 30/03/2003. Foi bispo auxiliar em Vitória-ES por três anos. Antes de ser nomeado bispo, viveu como sacerdote durante 30 anos na diocese de Caratinga, ficando como pároco da paróquia de Ipanema por vários anos sendo, até hoje, lembrado pelos fiéis da Paroquia de Santo Antonio..
O sucessor de Dom Odilon é natural de Ouro Fino, na microrregião de Poços de Caldas. Foi ordenado padre em 1989, há 24 anos. É Mestre em Estudos Bíblicos pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora Assunção de SP, professor na área de Sagrada Escritura do curso de Teologia na Faculdade Católica de Pouso Alegre. Foi formador da Comunidade Teológica do Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José (ITISJ), além de diretor Geral da Faculdade Católica de Pouso Alegre. Atualmente, é pároco em Pouso Alegre.
Pela Diocese de Itabira já passaram os seguintes bispos: Dom Marcos Antônio Noronha, de 1965 a 1970, Dom Mário Teixeira Gurgel, de 1971 a 1996, Dom Lélis Lara, de 1996 a 2003 e Dom Odilon Guimarães Moreira, de 2003 a 2013.
Segundo informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Papa Bento XVI nomeou na manhã de quinta-feira, dia 21, Marco Aurélio como novo bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, em Minas Gerais.
Em nota, o bispo auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, enviou um abraço agradecido a Dom Odilon Guimarães e ressaltou que estarão juntos com as comunidades da diocese na recepção jubilosa do novo bispo.
 Aos 74 anos, em sua justificativa, Dom Odilon disse que está renunciando porque não se julga mais apto ao cargo, em função das suas limitações humanas. Apesar de ter coincidido com o comunicado de renúncia do Papa Bento XVI, Dom Odilon afirmou que o seu processo de renúncia teve início no dia 30 de junho de 2012 e somente agora foi aceito pelo Papa. “Não precisam ficar preocupados com esta mudança, porque quem conduz a igreja é o Espírito Santo”, disse na coletiva. 
Dom Odilon nasceu a 9 de janeiro de 1939 em Presidente Bernardes, Estado de Minas Gerais, Arquidiocese de Mariana. Fez os estudos nas escolas municipais da região e no Pré-Seminário Diocesano de Caratinga, em Inhapim. Os estudos secundários foram feitos no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis (RJ). Cursou Filosofia no Seminário Maior São José de Mariana. Cursou Teologia, por dois anos, no mesmo Seminário de Mariana e depois, no Instituto de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte. Foi ordenado sacerdote a 23 de janeiro de 1969, em São João do Oriente, Diocese de Caratinga, na qual é incardinado.
Pe. Marco Aurélio Gubiotti 
Ministérios exercidos por Dom Odilon Guimarães Moreira: de 1969 a 1970, foi Vigário paroquial em Sobrália, São João do Oriente e Iapu. De 1970 a 1971, foi Vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Caratinga. De 1972 a 1986, foi o Pároco de Nossa Senhora da Conceição, em Caratinga. De 1982 a 1986, Diretor Espiritual do Seminário Diocesano. De 1986 a 1994, foi o Pároco de Santo Antônio, em Ipanema e, ainda em 1994, quando saiu de IPanema, foi Pároco de Santa Luzia, em Carangola.
Foi também Consultor Diocesano, Vigário Forense, Coordenador de Pastoral da Diocese, Assistente Espiritual do Círculo de Operários Cristãos. Junto com Dom Hélio Adelar Rubert, foram apresentados à Arquidiocese de Vitória no dia 07 de novembro de 1999, na Catedral Metropolitana. Ele foi sagrado bispo no dia 24 de novembro, em Carangola, Minas Gerais, pelo arcebispo de Vitória, dom Silvestre Luiz Scandian.
Dom Odilon Guimarães Moreira, foi nomeado pelo Papa João Paulo II, no dia 22 de janeiro de 2003, como novo Bispo da Diocese de Itabira-Cel.Fabriciano e tomou posse no dia 30 de março de 2003, às 10 hs, no Centro de Eventos Nossa Senhora das Dores, em Itabira. ( Copm informações de Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano-JB e outras fontes)
=========
Visite nossa página no Face book ->>> https://www.facebook.com/AmigosDoJornalDeBolso
=========
Ir para o Jornal DeBolso > www.jornaldebolso.com