terça-feira, 5 de março de 2013

Morreu hoje na Venezuela Hugo Chávez


BOGOTÁ (05 de março de 2013) – O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje, às 18h55m, hora do Brasil, que o presidente Hugo Rafael Chávez Frías, que enfrentava grave infecção respiratória, conforme divulgado na noite passada, acaba de falecer..
Hugo Chavez ficou à frente do governo venezuelano por 14 anos e morre após várias cirurgias tentando acabar com o câncer que o atacou.
Nicolás Maduro afirmou, à tarde, que o câncer de Chávez "teria sido inoculado pelos inimigos do país” e acusou americanos de causarem a doença e de fazerem gestões com militares para uma interferência externa no país.
A tese do “ataque científico” contra o presidente foi apresentada em reunião com a presença de Maduro, ministros, Alto Comando militar e representantes dos poderes públicos, além de 20 governadores aliados ao presidente Hugo Chávez.
O vice-presidente venezuelano informou que um funcionário da Embaixada dos Estados Unidos, David del Mónaco, teria se aproximado de militares para planejar uma intervenção militar estrangeira no país, no que o vice-presidente chamou de um ataque para a “destruição da democracia”. O funcionário foi expulso da Venezuela, comunicou o vice-presidente.

QUEM FOI CHAVEZ
Hugo Rafael Chávez Frías, nasceu em Sabaneta aos 28 de julho de 1954 e faleceu hoje, 05 de março de 2013, foi um político e militar venezuelano. 
Foi o 56º e atual presidente da Venezuela. Como líder da Revolução Bolivariana, Chávez advogava a doutrina bolivarianista, promovendo o que denominava de socialismo do século XXI. Ele foi também um crítico do neoliberalismo e das relações exteriores dos Estados Unidos.
Um oficial militar de carreira, Chávez fundou o Movimento Quinta República, da esquerda política, depois de capitanear um golpe de estado mal-sucedido contra o governo de Carlos Andrés Pérez. Chávez foi eleito presidente em 1998, encerrando o Pacto de Punto Fijo, que perdurara por quarenta anos, com uma campanha centrada em promessas de ajudar a maioria pobre da Venezuela. 
Com o respaldo de numerosos referendos e eleições, Chávez logrou a possibilidade de se reeleger, vencendo os pleitos de 2000 e 2006.
Chávez estruturou as missões bolivarianas, cerne de sua política assistencial, cujo objetivo é combater as doenças, o analfabetismo, a desnutrição, a pobreza e outros problemas sociais. Obtendo enorme popularidade, fundiu vários partidos de esquerda venezuelanos no PSUV, centralizou o poder e controlava a Assembleia Nacional, o Tribunal Supremo de Justiça, o Banco Central da Venezuela e a indústria petrolífera. Chávez promoveu internacionalmente o antiamericanismo e o anticapitalismo, apoiou a autossuficiência econômica, e defendeu a cooperação entre as nações pobres do mundo, especialmente aquelas da América Latina. Sua atuação na região incluiu a criação da ALBA e o apoio financeiro e logístico a países aliados.
As políticas de Chávez sempre evocaram controvérsias na Venezuela e no exterior, polarizando opiniões de analistas. 
O governo dos Estados Unidos sempre afirmou que Chávez era uma ameaça à democracia na América Latina. Observadores internacionais, como Jimmy Carter e a ONG Human Rights Watch, criticam o "autoritarismo" de Chávez e o "amplo espectro de políticas que minaram os direitos humanos" no país, durante seu governo. Por outro lado, muitos outros governos simpatizam com sua ideologia e/ou agradecem as trocas bilaterais e os acordos de ajuda mútua. Em 2005 e 2006 ele foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time.
A Venezuela está de luto.

HISTÓRICO
Mandou seu país com mmaõs de ferro 
- Foi o 56º presidente da Venezuela 
- Mandatos a partir de 2 de fevereiro de 1999 até a atualidade
- Seu primeiro Vice-presidente foi Isaías Rodríguez (2000) e os demais foram Adina Bastidas (2000–2002), Diosdado Cabello (2002), José Vicente Rangel (2002–2007), Jorge Rodríguez (2007–2008), Ramón Carrizales (2008–2010), Elías Jaua (2010–2012), Nicolás Maduro, o atual que assumiu em 2012, até hoje. 
- Hugo Chavez teve como antecessor Rafael Caldera Vida
- Seu nome completo: Hugo Rafael Chávez Frías
- Nascimento: 28 de julho de 1954 (58 anos) em Sabaneta, Barinas, Venezuela
- Falecimento: 05 de março de 2013, em Bogota, Barinas, Venezuela
- Primeira-dama: Nancy Colmenares (div.) e Marisabel Rodríguez (div)
- Partido: Partido Socialista Unido da Venezuela (desde 2008 aos dias de hoje)
- Religião: Catolicismo romano
- Profissão: Militar e político
- Outro partido: Movimento Quinta República (1997–2008)
- Serviço militar: Exercito
- Anos de serviço: 1971 a 1992
- Graduação: Tenente-coronel
======
ir para o Jornal DeBolso Clique no link abaixo
 www.jornaldebolso.com
Faça parte dos Amigos do Jornal DeBolso...
Basta clicar no link... Obrigado...  
https://www.facebook.com/AmigosDoJornalDeBolso